Nossos produtos

Como a ESPM Jr. encontrou o caminho para resultados excelentes em 2017 dobrando sua meta de Alto Crescimento

Como a ESPM Jr. encontrou o caminho para resultados excelentes em 2017 dobrando sua meta de Alto Crescimento

De 2015 para 2016 a ESPM Jr. encontrou uma queda vertiginosa de 46,17% em sua história, passando de um faturamento de 120 mil reais para um faturamento de 65 mil reais. A chegada de projetos estagnou na segunda metade do ano e os membros da empresa não sabiam o que poderiam fazer para retomar o ritmo. Mas esses mesmos membros também não se importavam com os projetos e pouco entendiam qual era a importância deles no desenvolvimento de uma EJ, muito menos na vida de um empresário júnior.

Com a contínua desmotivação atrelada a ociosidade dos colaboradores da empresa, depois de um bom tempo, se entendeu que não podíamos ficar parados, precisávamos reagir e buscar nossos próprios resultados. Na virada do ano houve o start de uma mudança cultural na empresa que nos trouxe ao momento de hoje, com quase 160 mil de faturamento, 23 contratos assinados e 48 serviços vendidos, impactando a vida de nossos membros com o desenvolvimento por meio de projetos e os nossos clientes com serviços de qualidade.

Mas como isso foi possível? Como uma EJ consegue virar o cenário em um tempo tão curto? Acreditando! Acreditando na mudança, acreditando nos membros, acreditando nas metas, acreditando em um sonho compartilhado: Em 2019, ser a empresa júnior referência em marketing no estado do Rio de Janeiro. Com sangue nos olhos começamos um processo de mudança que nos permitiu chegar ao Aqui e Agora.

E nada melhor do que o clichê para transmitir como fizemos essa mudança acontecer. Vou contar agora os 9 passos que a ESPM Jr. seguiu que nos fizerem chegar ao nosso patamar atual.

Passo 1: Exponha as metas em todas as oportunidades! Faça com que os membros saibam cada uma das metas como se fossem seus nomes, lembrem constantemente qual é a importância dessa meta e quais impactos aquilo pode gerar na vida deles e de seus clientes. Usem Reuniões Gerais, Assembleias, ou seja lá como chamam. Usem imersões, o grupo do whatsapp, facebook... o que preferirem, mas façam! Ninguém bate meta se nem sabe qual ela é.

Passo 2: Acredite na meta! Não importa se estamos em janeiro, agosto ou dezembro, sempre é possível bater uma meta se os membros realmente querem batê-la. Ao expor as metas e se cobrar ou cobrar dos outros o alcance de resultado, tenha sempre a visão de futuro de vocês juntos comemorando, seja lá como for, e transmita essa visão. Se você não acredita mais na sua meta, o que você faz todo dia?

Passo 3: Mude sem medo! Com as mesmas práticas, alcançamos sempre os mesmos resultados. Se você acredita que algo está errado agora, por que esperar até seu diretor fazer? Por que esperar até amanhã? Comece a mudança hoje e obtenha os resultados mais rápidos. Faça você mesmo ou, se você for diretor, estimule os membros a colocarem suas ideias para frente! Embora nem sempre as mudanças deem certo, o risco quando se tem pouco a perder é irrisório.

Passo 4: Não esqueça o legado! Embora pareça contraditório se comparado ao passo 3, quando conhecemos o que já fizeram em nossa EJ e os resultados encontrados, sabemos quais caminhos dão certo e quais não dão. Busque conversar com pessoas que passaram na EJ antes de você, conheça a história, o que foi feito, como foi feito e, se necessário, faça diferente. Se você caminha no escuro, o erro cíclico é uma forte possibilidade.

Passo 5: Viva a rede! Esteja presente e engaje os outros a estarem em todos os tipos de encontros possíveis, sejam eles regionais, nacionais, entre EJs do mesmo ramo... o que for! Se necessário, crie uma equipe dentro da sua EJ só para engajar os membros com o Movimento! O convívio com a rede ajuda na identificação de oportunidades de melhoria que ajudarão na realização de mais e melhores projetos. Além disso, conforme seus resultados forem crescendo e sua EJ passar a ser reconhecida dentro do MEJ, todos os membros começarão a entender como é bom ter resultados positivos e os buscarão com mais afinco. Nunca esqueça que nós fazemos a rede que somos.

Passo 6: Foco no cliente! Nunca esqueça que cada pequena mudança realizada tem um impacto gigante na entrega para o cliente. Renove os escopos dos projetos, inove no portfólio (sempre respeitando o seu modelo de negócio), mude a forma de apresentar uma proposta comercial, passe a usar o AdWords, mude o site... faça o que quiser, mas gere sempre mais valor para o seu cliente.

Passo 7: Mensure seus resultados! Quando você mensura os resultados é perceptível como em seus pequenos detalhes estão as grandes oportunidades. Se você percebe hoje, por exemplo, que a entrada de clientes no seu site pelo AdWords está baixa, mude as palavras agora! Se você vê que uma pessoa da equipe comercial tem uma taxa de conversão de 100% e outra de 50%, coloque-as para trocar experiências! Muitas vezes o conhecimento que precisamos para alcançar mais resultados estão em pequenas métricas que apenas deixamos de olhar para fazer mais uma reunião.

Passo 8: Premie o bom resultado! Se a EJ bate suas metas, premie todos os membros por isso. Crie metas parciais que permitam ver o crescimento gradual da EJ. Crie prêmios parciais para essas metas. Envolva os membros no alcance de resultados e os desafie. Tangibilizar o impacto daquilo que cada um faz motiva todos a correrem mais atrás de melhores resultados.

Passo 9: Comece a fazer agora! Não leia este artigo e deixe para fazer amanhã. Em troca do tempo e dedicação que nós colocamos para te transmitir o conhecimento do que mudamos para alcançar os resultados de hoje, só pedimos uma coisa. MUDE TRÊS COISAS que te ajudarão a alcançar mais e melhores resultados ainda em 2017. Posso dar alguns exemplos: mande uma mensagem para a equipe comercial e diga para ele ligarem para todos os clientes que rejeitaram vocês ao longo do ano, fale com o diretor de marketing que o “Fale Conosco” do site está ruim, procure na internet os setores mais empreendedores do Brasil no momento e comece agora a mandar mensagens para potenciais clientes, invista em levar sua EJ para o próximo evento MEJ, olhe o fluxo de pessoas no site no último mês, analise como a apresentação de proposta está sendo realizada e quais são suas falhas, mande mensagens para os clientes que vocês tiveram esse ano e pergunte o que eles gostaram ou não... eu poderia me delongar por pelo menos mais uns 100 exemplos do que você poderia fazer, mas vou parar por aqui, porque o próximo passo é você quem dá.

Seguindo estes passos, hoje, nós da ESPM Jr., somos uma EJ de Alto Crescimento, dentre as 25 maiores do Brasil, com um crescimento de 240% desde o último ano e apenas esperamos ver, ao final de 2017, todo esse MEJ brasileiro junto comemorando que bateu suas metas.

Time ESPM Jr. - RJ - 2017

  • 3020+HITS