Nossos produtos

Qual a cara de uma empresa empreendedora? - Entenda mais com o pós-junior João Marmo, da Stone

Qual a cara de uma empresa empreendedora? - Entenda mais com o pós-junior João Marmo, da Stone

Muitos jovens participantes do Movimento Empresa Júnior aprendem e vivenciam na prática o valor de uma atitude empreendedora para melhorar o ambiente a nossa volta. No entanto, algumas empresas juniores podem ser perder no meio deste caminho. Se começou a chegar no final do ano, seu gás caiu e a sua equipe não sabe o que fazer, vem ver como deve ser uma empresa empreendedora e trabalhe para promover/reforçar uma cultura empreendedora.

E qual a cara de uma empresa empreendedora?

Cada empresa tem sua própria cultura, DNA e jeito de agir, e existe um mar de possibilidades no mercado. Mas empresas com uma mentalidade e cultura empreendedora são aquelas que possuem algumas características essenciais como:

Propósito

  • É fundamental que a empresa tenha um propósito claro e que isso tenha um impacto real em melhorar a vida das pessoas, e, com isso, melhorar nosso país.

  • Integridade em todas as ações. Pesquise sobre a história da empresa, sobre suas atitudes e seus legados.

Cultura de Resultados

  • Obsessão por resultados! Todo o esforço deve ser reconhecido, mas só o resultado recompensado. De nada adianta um propósito lindo se as pessoas não conseguem colocar isso em prática.

  • Com uma cultura de resultados vem uma cultura de franqueza e protagonismo. Nada de mimimi, nada de corpo mole, olho na meta e foco no resultado.

Aproveita para entender um pouco como uma das nossas empresas juniores vem mandando tão bem, a FCAP JR.!

Ambiente Colaborativo

  • Foque em empresas que valorizam o trabalho em equipe. Mentes pensando juntas vão mais longe. É difícil mudar o Brasil se os membros do time estão mais preocupado em puxar o tapete um do outro.
  • Cuidado, quase todas as empresas falam que são colaborativas, mas poucas realmente são, então converse com as pessoas que já trabalharam lá quando estiver escolhendo sua empresa e peça uma opinião sincera. Questione, peça exemplos.

Empowerment - Cultura de Dono

  • Nada de entregar cafézinho para, quem sabe, ano que vem pedir para alguém te servir. A empresa precisa valorizar seus funcionários e dar liberdade e empoderamento para eles gerarem impacto em seus projetos. Mas que fique claro: com liberdade vem responsabilidade, estejam preparados para isso.

(Quer conhecer mais sobre culturas de empoderamento e autonomia? Leia este texto aqui)

  • Para você ter liberdade em seus projetos, a empresa tem que valorizar a inteligência, protagonismo e disciplina de seus colaboradores. Você vai conquistar seu espaço e, para isso, tem que merecê-lo, e não vai ser uma jornada fácil.

Paixão e Inovação

  • Procure lugares cujas pessoas tenham o brilho nos olhos das pessoas, energia no trabalho, paixão pelo que faz, coragem de se arriscar e obsessão pelos resultados!
  • Sem inovação, dificilmente vamos mudar qualquer coisa. Então, procure empresas que tenham um mindset inovador, que não estejam contentes com o status quo e estejam dispostas a batalhar para mudar o ambiente em que estão.

Se uma empresa tem esses princípios gravados em seu DNA, você vai ter um propósito claro, espaço para gerar impacto, será reconhecido e poderá formar novos líderes. E, mais importante, você será um empreendedor comprometido e capaz de seguir transformando o Brasil.

Neste feriado da Independência do Brasil nos lembramos de como o Movimento Empresa Júnior tem trabalhado duro para ajudar a milhares de empreendedores brasileiros. Mas nem todos os dias são de glória, né?

Chegou o final do ano, seu gás caiu e você sente que sua equipe e EJ estão meio perdidos? Se liga no texto que temos para você! O João, pós-junior e hoje estagiário da @stonepagamentos, mostra as características de uma empresa empreendedora pra que você construa/reforçe uma cultura de donos na sua EJ e volte o time para o trilhos.

Ah, e se quiser conhecer mais da cultura empreendedora da Stone, conheça o seu maior processo seletivo, @recrutaarpex, com inscrições abertas até 11/09 aqui: http://www.recrutastone.com.br/

por João Marmo

Estagiário de Financeiro na Stone Pagamentos

  • 1090+HITS