Atraia e retenha talentos para a sua empresa usando o Funil de Employer Branding

Brasil Júnior
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Como o Funil de Employer Branding da Brasil Júnior funciona, na prática, para consolidar sua marca empregadora e facilitar a sua atração de talentos?

A Brasil Júnior, visando transformar a realidade do país por meio de uma postura empreendedora, ao mesmo tempo que insere jovens talentos no mercado de trabalho, utiliza um Funil de Employer Branding para encurtar distâncias entre nossos empresários juniores e empresas parceiras.Para que você entenda o funcionamento do Funil, continue a leitura!

Employer Branding e o conceito de marca empregadora

Dados do LinkedIn apontam que as contratações de executivos C-Level caíram 18% no mundo em 2020. Estamos com mais profissionais qualificados em busca de reposicionamento de carreira e jovens saindo da universidade em busca da primeira oportunidade. Assim sendo, como atrair os melhores profissionais quando você precisa preencher uma vaga estratégica?

O Employer Branding é uma estratégia de marketing, com ações assertivas voltadas para, em resumo, gerar uma percepção positiva da sua empresa no que diz respeito às condições de trabalho. Ser uma marca empregadora, principalmente, significa que as pessoas desejam fazer parte do seu time de colaboradores.

Indicadores para ficar de olho

O conceito é simples, mas precisa ser monitorado. Só assim você saberá se é, de fato, uma marca empregadora diferenciada e bem vista. Parte do awareness é mensurável e você deve estar atento a tais métricas para ajustar sua estratégia de acordo com objetivos e resultados..

O primeiro indicador (e o mais fácil de medir) é o de engajamento nas mídias sociais. Empresas com boa reputação ganham mais likes, curtidas e comentários, assim como têm seus conteúdos mais compartilhados. Por analogia, o número de indicações também é importante:quantas pessoas se inscrevem nos seus processos seletivos apenas porque familiares ou amigos citaram você como um bom lugar para trabalhar?

A Brasil Júnior visa formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o país, ao mesmo tempo que insere jovens talentos no mercado de trabalho. E Retenção, ou a capacidade de reter talentos, é outra métrica fundamental para quem busca desenvolver uma carreira. Se uma empresa não é capaz de reter talentos por muito tempo, será preterida por outra que consiga. Essa métrica está diretamente associada a outra: o turnover, ou a rotatividade do time, que não pode ser alta. Empresas que estão constantemente demitindo e contratando passam não apenas a impressão de instabilidade, mas também de falta de consistência para escolher colaboradores.

O custo e a qualidade das contratações, sob o mesmo ponto de vista, indicam para a empresa se ela está contratando melhor. Quanto menor for o custo e quanto maior for a qualidade das contratações, melhores estão a sua atração e retenção.

Funil de Employer Branding: foco na atração

Quando falamos de atrair talentos, estamos falando de ações objetivas como promover os valores da empresa, definir uma persona para o profissional ideal e elaborar um plano de carreira. O próximo passo é alcançar o público-alvo com essa mensagem.

E é aí que a Brasil Júnior pode ajudar! Desenvolvemos um Funil de Employer Branding, com ações específicas para cada etapa rumo à conversão. A primeira etapa é a consciência, passando por consideração, interesse, aplicação e, finalmente, a seleção.

Cada etapa conta com objetivos e indicadores definidos. Para ampliar a visibilidade da marca, trabalhamos aumentando seu alcance e engajamento por meio de ativações de marca nas redes, por e-mail e até com a participação de embaixadores pós-juniores.

Após apresentar, o Funil de Employer Branding mostra quem é a sua marca. Na etapa de consideração, buscamos impactar mais, visando um maior interesse na sua empresa.. O que nos leva para a fase do interesse, quando direcionamos ações específicas para o perfil-foco da sua marca, fazendo não apenas ativações, como também produzindo conteúdos de valor agregado, de forma síncrona e assíncrona.

Nosso Funil de Employer Branding também conecta sua marca empregadora às aspirações dos empresários juniores. Na etapa de aplicação, disseminamos oportunidades. Para isso, expomos suas vagas para mais potenciais candidatos e fornecemos oportunidades para despertar o interesse deles. Só para exemplificar, nos nossos "Working Days", você pode mostrar aos empresários juniores, na prática, como é a rotina de trabalho na sua empresa. Assim, quando se chega à etapa de seleção, é muito mais fácil atrair os talentos com fit cultural.

Logo que a parceria é fechada, a Brasil Júnior já faz a sua apresentação formal e do seu propósito. Associando sua empresa a conteúdos estratégicos para o movimento, trazemos você para o dia a dia da Rede.

Participando de eventos como o ENEJ, o maior do mundo dedicado ao empreendedorismo jovem, vocês se aproximam ainda mais. Só no Encontro de Lideranças (EDL), outro evento de grande profundidade para o MEJ, já recebeu empresas como Ambev, Bradesco, Globo e Pirelli!

Gostaria de ainda mais informações sobre como tudo funciona para estabelecermos conexões duradouras entre marcas empregadoras e talentos? Clique aqui.

Brasil JúniorConfederação Brasileira de Empresas Juniores
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