Entender o Brasil que queremos passa pelo entendimento do presente do nosso país e sociedade. Estamos em meio a uma crise de saúde e, também, econômica, no Brasil e no mundo, desencadeadas pelo surto do novo coronavírus, causador da COVID-19. Nosso foco principal hoje é e deve ser mitigar a doença. Porém, também é importante entender que os impactos econômicos são significativos, principalmente para os pequenos negócios.
Hoje, te escrevemos para que, juntos, possamos moderar os riscos e, com postura empreendedora, respondermos a essa crise.
Na Brasil Júnior, não paramos de trabalhar,continuamos na nossa batalha por um Brasil empreendedor. Para isso adotamos as medidas orientadas pelas autoridades sanitárias competentes. Estamos seguindo a nossa rotina já habitual de trabalho remoto, agora em home office até, pelo menos, aprimeira semana de abril. Praticamos umarotina de higienebásica, lavando bem as mãos e limpando nossos equipamentos de trabalho e todo o nosso time também tem sempre um álcool em gel de bolso, para os momentos em que não seja possível lavar as mãos. Conversamos diária e abertamente sobre o caso, trazendo fontes confiáveis de informação,sem fake news, para evitar ficarmos alheios ou entrarmos em pânico pela desinformação.
Recomendamos, hoje, a todas as empresas juniores, núcleos e federações, que adotem rotinas, hábitos e práticas semelhantes. Cuidamos do nosso time com extremo zelo e carinho, o mesmo que queremos para todos os empresários juniores.
Aqui nesse link você encontra recomendações e notícias atualizadas do ministério da saúde.
Ademais, acreditamos que esse país será́ construído pela vontade de uma geração inconformada com sua realidade,com a coragem de sonhar e a ousadia de agir. Acreditamos que o movimento empresa júnior é umarespostapara as transformações que precisamos.
Em 2019, o MEJ brasileiro, por meio de 385 empresas juniores, realizou4060 projetos(14,45% de todos os projetos) que impactam diretamente noODS 3 – Boa Saúde e Bem-Estar. Realizamos, também13.386 projetos(47,66% do total) impactando diretamente noODS 8 – Emprego Digno e Crescimento Econômico, que ajuda os micro e pequenos negócios a se manterem firmes, principalmente em momentos de incerteza como esse. Em 2020, o MEJ brasileiro, realizou649 projetos(13,71%) que impactam noODS 3e2542 projetos(53,71%) que impactam diretamente noODS 8.
Por isso, fazemos desta carta um convite: umchamado para que sejamos a geração que enfrentou mais uma crise de forma ativa, protagonista e significativa. Esse é um convite para que, em tempos difíceis, tenhamos um olhar para inovação, um olhar empreendedor, procurando novas maneiras de causar o impacto que já causamos em momentos de serenidade e, para que não paremos até alcançarmoso Brasil que queremos.
São momentos como esse que o nosso propósito chama os mais de 20 mil empresários juniores dessa rede para que sejamos a solução, para que a nossa juventude seja a resposta. Vamos juntos!
Preparamos um portal reunindo um conteúdo especial para você usar com a sua EJ nesse período de adaptacão e de iniciação em trabalho remoto.
Confira aqui nesse link o Portal EJs No Remoto.
Nosso orgulho de ser júnior é o que nos faz gigantes pela própria natureza.
Brasil Júnior.