Evento reúne 2,5 mil universitários empreendedores em Brasília
O Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) 2015 será realizado em Brasília, nos dias 13 a 17 de agosto. Com mais de 2500 participantes, é o maior evento de empreendedorismo jovem do mundo. “No ENEJ, temos a oportunidade de impactar a geração de jovens que tem tudo para empreender as maiores transformações do Brasil nos próximos 10 anos”, afirma a Coordenadora Geral do encontro, Letícia Medeiros.
A programação, que conta com palestras e workshops, é dividida em quatro áreas de interesse: Educação, Mercado, Política e Sociedade. “Verás que o filho teu não foge à luta” – o lema desta edição do ENEJ remete ao sentimento de empreendedorismo e capacidade de transformação que o Movimento Empresa Júnior (MEJ) prega.
Entre os palestrantes de peso do ENEJ 2015 está o fundador da ONG Litro de Luz no Brasil, Vitor Belota. A instituição desenvolve postes de energia solar baratos e de fácil reprodução. No último sábado (26), o Litro de Luz instalou, em parceria com a empresa júnior de engenharia elétrica ENETEC, 20 postes fotovoltaicos na comunidade Vila Beira Mar, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
Cada ano, o evento é sediado por uma das 17 federações estaduais ligadas à Brasil Júnior, instância que representa as empresas juniores (EJs) em nível nacional. Em 2016, o ENEJ dará lugar ao Junior Enterprise World Conference (JEWC), o encontro mundial bienal, que ocorrerá em Florianópolis.
O MEJ
Em todo o Brasil, são mais de 230 empresas juniores e 2,5 mil projetos realizados por ano. As EJs são formadas exclusivamente por alunos de uma instituição de ensino superior. O MEJ trabalha com dois pilares: a capacitação por projeto e a capacitação por gestão – os jovens empreendedores aprendem ao realizarem serviços relacionados ao curso e também cuidando da parte administrativa da empresa.
No Distrito Federal, as empresas juniores são representadas pela Concentro. Em 16 anos, a Federação já agregou 25 EJs em três instituições, a Universidade de Brasília (UnB), o UniCEUB e a Universidade Católica.