Mindset de Transformação: Como promover alinhamento entre propósito e visão de futuro

Lucas Rodrigues
Lucas Rodrigues
Veja como a Votorantim está fazendo para formar os líderes que vão empreender a mudança nos seus próximos 100 anos.

CONHEÇA O 18.18, PROGRAMA QUE VISA GERAR UM MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO CULTURAL DA VOTORANTIM, PREPARANDO A EMPRESA PARA OS DESAFIOS DOS PRÓXIMOS 100 ANOS.

A Votorantim é uma empresa centenária. Nasceu em 1918 como uma empresa de tecelagem e, ao longo dos anos, foi se transformando numa grande multinacional brasileira com atuação em setores variados da economia. A diversificação do portfólio sempre foi uma característica marcante, que perdura até os dias de hoje. Para garantir a prosperidade futura da empresa e o impacto que ela gera na economia brasileira e mundial, foi desenvolvido um programa de transformação cultural que objetiva fomentar um movimento de vanguarda e inovação.

O programa está sendo desdobrado em 5 etapas, representadas por grandes temas que impactam diretamente os negócios: Cultura de alta performance, Novos padrões e tecnologias emergentes, Business Design, Transformação consciente e Global Mindset. O primeiro “18” representa os cem anos da Votorantim, entre 1918 a 2018, e o segundo “18”, os 100 anos que estão pela frente, com novos desafios e novas formas de gerar impacto.

Tem como principais objetivos:

  • Ampliar a conexão das pessoas com tendências e movimentos de impacto no futuro das organizações
  • Engajar lideranças e equipes na implementação de modelos – de organização, gestão e negócios – compatíveis com demandas emergentes
  • Promover sistematicamente o alinhamento entre propósito e visão de futuro
  • Estimular ambientes, comportamentos e processos que fortaleçam a inteligência coletiva entre diferentes negócios e múltiplas gerações

A ideia é provocar na liderança da organização um despertar consciente para a transformação emergente que está acontecendo no mundo. “Se não acompanharmos, não evoluímos, por isso, precisamos garantir que essas provocações sobre novas formas de fazer e gerir negócio, pensando em grandes tendências mundiais, se enraízem no mindset de toda a liderança” diz Manuela Landi, analista de DHO da Votorantim S.A.

Até o momento, a empresa já passou pelo ciclo da alta performance e agora está iniciando a temática de tecnologias emergentes. A fim de desenvolver a liderança para esse movimento, a Votorantim está promovendo ações como conferências, diálogos, intervenções no dia a dia dos funcionários, pesquisas exploratórias, dentre outras. Uma das fontes de suporte desse movimento é uma plataforma online (website e app) que abriga uma curadoria intensa de artigos, vídeos e literatura sobre as temáticas. Toda a liderança tem acesso a esse material que serve como repertório para fomentar os debates mais profundos do tema durante os encontros de líderes.

Lucas RodriguesEstudante de Engenharia Elétrica da UnB. Responsável pelos Negócios Digitais da Brasil Júnior.
Lucas Rodrigues
Lucas RodriguesEstudante de Engenharia Elétrica da UnB. Responsável pelos Negócios Digitais da Brasil Júnior.