O ESG é reflexo de um mundo mais consciente. Embora pensar em questões ambientais, sociais e de governança sempre fora importante, este é a primeira vez em que é decisivo. Por mais que a relação custo-benefício pese, cada vez mais pessoas escolhem consumir de empresas sustentáveis, socialmente responsáveis e transparentes.
Isso, principalmente em um momento de retomada econômica e busca por oportunidades, pode ser o ponto de virada para micro e pequenas empresas. Quer saber mais? Continue a leitura!
ESG: Ambiental, Social e Governança
Do inglês "environmental, social and governance", o ESG mede o quanto uma empresa busca a sustentabilidade. Em outras palavras, como minimiza o impacto de suas ações no meio ambiente, constrói um mundo mais justo e adota os melhores processos de administração. Empresas que apostam na responsabilidade, ao invés de sacrificar resultados financeiros, colhem mais lucratividade e aumentam seu valor de mercado ao longo do tempo. Além disso, o próprio mercado se torna mais sustentável, permitindo uma competição sadia entre diferentes players.
Qualquer empresa pode adotar o ESG. A eficiência energética e o gerenciamento de resíduos são formas de reduzir custos e impacto ambiental. Preocupar-se com a comunidade em que está inserida também traz benefícios, bem como contar com um time de colaboradores diverso, engajado e feliz. Ao mesmo tempo, todos podem ter uma gestão transparente. Basta, por exemplo, se relacionar com entidades e governos de forma lícita e contar com um canal interno para denúncias de maus feitos.
O papel do Salve Um Negócio
Nesse sentido, o ESG já deixou de ser utopia e virou realidade. Prova disso é a inclusão de dois prêmios na Melhores e Maiores 2021 da Exame. Dessa maneira, a Brasil Júnior não poderia ignorar um tema tão sensível ao empreendedorismo!
O Salve Um Negócio é uma iniciativa que contribui para pequenas e médias empresas manterem as portas abertas. Sem nenhum custo para os empresários, prestamos consultorias para aproveitar oportunidades ou reduzir custos. E, por consequência, práticas de sustentabilidade, consciência social e governança entram na consultoria.
Isso significa, sem dúvida, uma mudança para melhor na economia e na oferta de soluções para todos. Se você quer inscrever a sua empresa para participar, clique aqui!