O Brazil Lab é um hub de inovação que acelera ideias e conecta empreendedores com o poder público. Para 2016, o programa contará com um desafio para empreendedores, com prêmio de U$ 5.000 e uma série de eventos para discutir tecnologia e inovação aplicadas ao setor público.
Até 2030, seremos 223 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. Quanto maior a população, há mais necessidade de inovação para a solução de problemas sociais em larga escala. No setor público, questões relacionadas ao abastecimento, locomoção, educação, saúde e empregabilidade traçam um cenário pessimista frente à dificuldade de organização e ação dos governos.Nesse sentido, empreendedorismo com foco no desenvolvimento social ganhou a atenção de diversos sonhadores que pretendem impactar o Brasil positivamente. Conectar esses empreendedores com o poder público aberto à inovação é o grande objetivo do Brazil Lab. Na sua primeira edição, a iniciativa selecionará até 10 iniciativas de empreendedorismo dentro de três eixos temáticos: educação, saúde e sustentabilidade ambiental. O objetivo é ajudar esses empreendedores a desenvolverem suas ideias e aplicá-las junto ao poder público.
Os projetos selecionados serão submetidos a seis meses de mentoria que conta com rede de especialistas e professores do MIT, Harvard, Stanford, INSPER e FGV. Três finalistas serão escolhidos e o vencedor receberá um prêmio de U$ 5.000,00 para dar início a implementação de sua ideia. As inscrições podem ser feitas até dia 16 de maio, no site do Brazil Lab.
Além do desafio para empreendedores, faz parte da programação do programa uma série de discussões sobre como a inovação e tecnologia podem impactar e provocar mudanças positivas no setor público. O primeiro evento tem como tema Empreendedorismo, Governo e Inovação e acontece no dia 31/03, no Red Bull Station, em São Paulo. Confira aqui.
O Brazil Lab é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública, em parceria com a Endeavor, Bank of America Merrill Lynch e o Instituto Betty e Jacob Lafer.