Por mais que remuneração e recompensas materiais pesem, a decisão de trabalhar em uma ou outra empresa passa pela valorização. Em profissões com alto grau de especialização, é mais fácil o colaborador escolher a empresa do que o contrário. Assim sendo, um setor de RH que coloca o profissional no topo de prioridades é cada vez mais imperativo. E é sobre isso que trata a experiência do colaborador.
Às portas de um 2022 com a maior parte da população vacinada contra a Covid-19 e a vida praticamente de volta ao normal, selecionamos tendências em experiência do colaborador para adotar na sua estratégia de employer branding!
Inspire confiança, seja transparente e lidere
Sua empresa valoriza os ativos intangíveis? Pesquisa da Edelman, de 2020, aponta que 3 em cada 4 pessoas confiam mais na empresa onde trabalham do que no discurso da concorrência. Antes de mais nada, faça uma curadoria do seu conteúdo institucional.
Importante conexão entre estes conteúdos e seu time é a figura do líder. A liderança é importante de tal forma que, executada com eficiência, pode orientar, unir e engajar uma equipe.
Sob o mesmo ponto de vista, o papel do líder exige transparência. Ser autêntico, estratégico e relevante, bem como consistente e empático, conecta e inspira os liderados, que passam a se ver como parte de um time.
Cultura cria comunidade
Em sinergia com a figura do líder e da comunicação transparente, é preciso transmitir uma mensagem. Sua cultura organizacional, sem dúvida, tem o potencial para se tornar uma vantagem competitiva.
Com reforços constantes dos seus valores, por meio de check-ins de desempenho e de integrações, só para ilustrar, você é capaz de medir a temperatura do clima. Assim, avalia os sentimentos dos colaboradores e alinha a estratégia, podendo oferecer uma experiência do colaborador sob medida às expectativas do seu time.
A melhor experiência do colaborador é aquela que cuida das pessoas
Todos passamos por um período não só desafiador, mas também transformador. Muitos sofreram com perdas, tantos outros precisaram mudar completamente sua rotina. Quando mais tivemos de nos afastar fisicamente, mais percebemos a importância das conexões emocionais.
A partir do momento em que um colaborador faz o onboarding em uma empresa, ele está buscando por uma parceria. Assim sendo, estar presente, ensinar e aprender, criar um sentido de pertencimento e, em resumo, cuidar das pessoas é a melhor forma de reter talentos, aumentar resultados e colaborar para o bem-estar coletivo.