Nossos produtos

Como aumentar a produtividade da sua EJ durante as férias da Faculdade

Como aumentar a produtividade da sua EJ durante as férias da Faculdade

O final do primeiro semestre chegou, fim das provas, trabalhos, tarefas e seminário. Porém aquele teste final ainda fica na cabeça: Como ajudar minha EJ a ser Alto Crescimento?

Muitos dos mais de 20 mil empresários juniores pensam nele diariamente. Alcançar resultados extraordinários requer constância de resultado ao longo do ano, um mês de baixo resultado consequentemente sobrecarrega o mês seguinte.

Um dos pontos fundamentais para constância de resultados é otimizar a produtividade para que os membros das EJ’s consigam entregar mais e melhores resultados. Chris Bailey, no TEDXLiverpool, considerou que a produtividade se resume em como fazer melhor do tempo limitado que temos para fazer mais coisas importantes para nós.

Ainda segundo Bailey, é muito importante gerenciar o tempo para aumentar a produtividade, mas não é só isso. Existem outros 2 fatores tão importantes quanto para aumentar a produtividade como veremos abaixo:


O gerenciamento do tempo é muito importante para que os membros das EJ’s consigam compreender quanto gastam em cada atividade para alocar mais tempo nas tarefas que consideram mais necessárias.

Gerenciar nossa atenção também é importante para melhorar nossa produtividade, pois quanto mais focamos nas nossas tarefas, menos tempo precisamos para realizá-las. Traçando um simples paralelo com a estratégia de uma empresa júnior fictícia focada em vender mais. Não adianta criar vários objetivos e metas para melhorar a gestão interna, se o foco não está de fato em vender mais projetos.

Outro ponto importante que deve ser observado é a energia, não é interessante começar a primeira metade do dia com força máxima para ficar esgotado na segunda metade. Imagina isso acontecendo na realidade de projetos nas EJ’s, colocar todos os membros para vender projetos no primeiro mês do trimestre e no restante do mês ficar sem capacidade produtiva para executar os projetos. Por esses motivos, a produtividade não está em mandar bem em um pilar, mas sem equilibrar os três para alcance dos melhores resultados.

Agora depois de entender um pouco mais sobre produtividade, vamos discutir um pouco de como aumentar a produtividade nas férias. Este período traz uma oportunidade incrível para os membros dedicarem mais horas para a EJ, mas por outro lado, traz a ameaça dos membros utilizarem as férias para descansarem da universidade e da EJ, além de termos que lidar com eventuais viagens. Então como conseguimos caminhar para a oportunidade e não para ameaça?

Abaixo seguem algumas dicas de como ajudar a sua EJ a ser mais produtiva nas férias:

1. Tenha foco:

Quanto mais coisas sua EJ tenta fazer, menos produtiva ela é. Dentre as prioridades elencadas, trabalhe primeiro a(s) mais prioritária(s) para depois partir para próxima, garantindo o foco dos envolvidos. O mesmo vale, principalmente, para cada membro da EJ, ou seja, se cada um tiver apenas uma única responsabilidade por vez e clareza sobre ela, as chances são que a produtividade de cada um será muito, aumentando, consequentemente a da EJ.

2. Defina metas claras:

Selecione, no máximo, 3 objetivos que sua EJ pretende alcançar no final do mês/semana/dia. Pode ser, por exemplo, entrar no farol verde, abrir 10 contatos com clientes ou finalizar 2 projetos. A dica é simples, mas Bailey afirma que ajuda a distinguir o que de fato é importante do que não é.

3. Faça um planejamento:

Planeje, junto do grupo, as ações que serão realizadas pela EJ nas férias. Por exemplo, se no mês está planejado vender 10 projetos, projete quantos contatos precisam abrir a cada dia para que isso aconteça e os responsáveis por fazer tais atividades em cada período.

4. Otimize a rotina da empresa:

De acordo com John Rampton, em “15 Ways to Increase Productivity at Work”, atritos na rotina diminuem a produtividade no trabalho. Alguns pontos importantes são, por exemplo, não realizar reuniões desnecessárias, eliminar distrações e fornecer um ambiente de trabalho adequado. Além disso, é super importante manter o time alinhado e informado do que está acontecendo na EJ.

5. Entenda os diferentes contextos e seja flexível:

Possivelmente alguns membros da EJ vão viajar nas férias mesmo com projetos acontecendo. Ricardo Fernandez no TEDxIESEBarcelona afirmou que quando se trabalha com times remotos é importante se atentar com flexibilidade e contexto. Primeiramente flexibilidade porque quando os membros viajam, eles querem ter flexibilidade para aproveitar a viagem e relaxar. Portanto é onde o contexto entra, sempre que possível é necessário ter comunicação clara com membro, definir metas, estabelecer o contexto do projeto e do clientes para conscientizar a importância do trabalho do membro.

6. Dê autonomia

Ainda considerando que um membro de férias não abrirá mão da flexibilidade para conciliar trabalho, lazer e descanso. Sugere-se que o trabalho se adapte para uma forma mais flexível. Se preocupar mais com a entrega do que com o meio pode ser uma boa alternativa, evitando cobrança desnecessárias. Vale enfatizar que autonomia pressupõe alto alinhamento e responsabilidade, então envolva seu time nas decisões e esteja aberto a ouvi-los.

7. Cultive a energia dos membros da EJ.

As férias existem para que os alunos tenham um período de descanso da exaustão das aulas. Buscar meios de energizar os membros e trazer felicidade em estar presente na EJ ajudam para que eles foquem em fazer mais.

Por fim, Chris Bailey traz que o verdadeiro significado de produtividade é:
“Não importa o quão ocupados ou eficientes nós somos, o que importa é o que realizamos no final do Dia” - Chris Bailey

  • 690+HITS