CONCEITO

O conceito de Persona, trata-se da lapidação e aprofundamento da abordagem junto ao público-alvo. É como se você criasse um personagem, com nome e rosto, preferências, hábitos e atividades diárias para representar o comprador ideal do seu produto. Você já conhece a faixa etária dos seus potenciais clientes, renda média, grau de escolaridade e gênero? Este é seu público. Mas a abordagem pode e deve ser mais certeira, para contatos mais naturais e menos invasivos, e nisso que surge a persona, para a caracterização de todas essas informações.

Diferente de um público-alvo, na qual é um segmento, um grupo de pessoas que pode se interessar por seu produto ou serviço. A persona tem nome, idade, objetivos, trabalha em determinada empresa e apresenta comportamentos específicos em relação à compra.

OBJETIVO

O objetivo das personas é criar representações confiáveis e realistas de seus principais segmentos de público para referências futuras. Estas representações devem se basear em algumas pesquisas qualitativas, ou seja, faça algumas entrevistas com pessoas que você imagina serem possíveis futuros usuários e observe suas experiências, seus gostos e até seu entendimento com os problemas.

IMPORTÂNCIA

A importância da Persona pode ser simplificada em três fatores, primeiro precisamos entender de fato o comportamento e as motivações do nosso cliente para a compra do produto, segundo, com uma persona bem definida a estratégia de aquisição do produto se torna mais eficaz, pois você entende de fato onde eles estão, e por fim, colaborando na comunicação exercida pela empresa, sabendo qual linguagem deve ser usada.

BENEFÍCIOS

Ajudam a se concentrar sobre decisões em torno dos componentes do produto, adicionando uma camada de consideração do mundo. Elas também oferecem uma maneira rápida e barata para testar e priorizar os recursos ao longo do processo, podem ajudar várias etapas de desenvolvimento como:

● Investidores (stakeholders) a avaliar novas idéias e requisitos do projeto e a tomar decisões relacionadas a ele;

● Arquitetos da Informação a desenvolver propostas de solução coerentes com os comportamentos dos consumidores;

● Designers Visuais a criarem a aparência geral do produto de acordo com o público destinado;

● Engenheiros de Produto/Desenvolvedores a decidir qual abordagem tomar com base no comportamento dos consumidores, que tipo de material, se for a fabricação de um produto fisico ou que tipo de linguagem usar em um produto digital;

● Redatores a garantir que o conteúdo e a linguagem é escrita para o público de forma adequada.

PROCESSO DE CRIAÇÃO

Não se limite em apenas uma única persona, para qualquer projeto procure criar entre três ou quatro personas, como por exemplo, você vende um produto para uma criança de 4 anos, ela não irá ser a sua única persona, pois existirá a mãe dela, o pai, a mãe de um amigo que influencia a mãe da criança a comprar, e entre outros, ou seja, pense fora da caixa e todas as possibilidades de persona do seu produto, entretanto, é bastante importante que você valida todas essas hipóteses com o seu público.

Para garantir que suas personas são representações exatas de seus usuários, você deve:

● Realizar pesquisas com consumidores: Visando responder as seguintes perguntas: Quem são seus clientes e por que eles estão usando ou irão utilizar o produto? Que comportamentos, suposições e expectativas do produto eles possuem?

● Condensar a Pesquisa: Procure por temas/características que são específicas, relevantes e universais para o produto e seus usuários.

● Brainstorm: Organize elementos em grupos de personas que representam seus usuários-alvo. Crie um nome ou os classifique em grupo.

● Refinamento: Combine e valorize as personas principais, separe-os em categorias primárias , secundárias, e se necessário, complementares. Você deve ter cerca de 3 a 5 personas com suas características identificadas.

● As transforme em pessoas reais: Desenvolva as descrições apropriadas de cada persona a fundo, incluindo as motivações e expectativas. Não inclua uma grande quantidade de informações pessoais. Seja relevante e sério, humor não é apropriado.

ELEMENTOS DE UMA PERSONA

● Grupo de Persona (Exemplo: Empreendedores, Gerentes de Hotel);

● Nome Fictício;

● Os cargos de emprego e principais responsabilidades;

● Demografia básica, como: idade, educação, etnia e status da família;

● Os objetivos e as tarefas que estão tentando completar com o seu produto;

● Seu ambiente físico, social e tecnológico;

● A frase que resume o que mais importa para a persona que se refere ao seu produto;

● Fotos casuais que representam esse grupo de usuários.

Por fim, ao definir a persona você deve pensar da forma mais humanizada e personalizada possível. Também pode separar, duas ou três personas para cada serviço ou solução oferecida por sua empresa, desde que existam pontos de ligação. Dessa forma, compreender o que motiva esse indivíduo, qual seu comportamento de compra, qual a abordagem menos invasiva, oferecer benefícios e sua proposta de valor.