Conaje realiza 2ª edição da pesquisa nacional sobre o perfil do jovem empreendedor brasileiro
Com o objetivo de conhecer e entender que são os jovens empreendedores brasileiros, o perfil de negócios conduzidos por esse público, a motivação e o preparo para empreender, a percepção do ambiente empreendedor no País, as dificuldades e propostas de melhorias e as características socioeconômicas, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) está realizando a 2ª edição da pesquisa nacional “Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro”.
A proposta ainda é ampliar os resultados alcançados com a primeira edição da pesquisa - realizada em 2014 -, e os impactos das mudanças que ocorreram no cenário do empreendedorismo jovem do ano passado para 2015. Os interessados em participar podem preencher, até o dia 30 de novembro de 2015, um questionário online que está disponível no site: https://pt.surveymonkey.com/s/ jovemempreendedor2015. A pesquisa vem sendo desenvolvida em parceria com os movimentos de jovens empresários e empreendedores em todas as regiões do País e os dados colhidos ajudarão a Conaje a propor melhorias e até a buscar a criação de políticas públicas voltadas ao jovem empreendedor.
Resultados de 2014
Na primeira edição, a pesquisa foi desenvolvida em parceria com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e identificou que a maioria dos jovens que empreendem no Brasil é do sexo masculino, tem de 26 a 30 anos, possui curso superior completo, prefere abrir empresa no segmento de serviços, emprega até nove funcionários, fatura até R$ 60 mil por ano e utiliza as redes sociais como um dos principais meios de conexão com o mundo dos negócios.
O estudo mostrou ainda que dos potenciais jovens empreendedores, ou seja, aqueles que têm interesse em empreender, 60% são do sexo masculino, 34% possuem idade entre 21 e 25 anos, 56% têm ensino superior, que a busca da independência é o principal motivo para optarem por investir na abertura de um negócio e que a falta de dinheiro e de preparo são os principais motivos que os impedem de abrir uma empresa.
A pesquisa teve a participação de quase 6 mil jovens, com idade entre 18 e 39 anos, de 26 estados e o Distrito Federal. A margem de erro foi de 5% e o intervalo de confiança de 95%. Entre os participantes, o estudo identificou que 61% dos jovens já possuem seu próprio negócio (jovens empreendedores) e que 39% desejam se tornar empreendedores (potenciais jovens empreendedores). A pesquisa foi dividida, então, nesses dois perfis – os que já empreendem e aqueles que têm a intenção de empreender.
Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro 2014
Jovens Empreendedores:
72% do sexo masculino e 28% do sexo feminino
38% com idade entre 26 e 30 anos
28% com idade entre 31 e 35 anos
44% possuem ensino superior completo
40% têm pós-graduação
Potenciais Jovens Empreendedores:
60% do sexo masculino e 40% do sexo feminino
34% com idade entre 21 e 25 anos
26% com idade entre 26 e 30 anos
56% têm ensino superior
25% possuem pós-graduação
Mais resultados da pesquisa
Jovens Empreendedores
• Administração é a preferência na escolha profissional;
• A vontade de ser um empreendedor e a identificação de uma oportunidade de negócio são os principais motivos para serem empreendedores;
• Utiliza redes sociais, sites como principais meios de conexão com o mundo dos negócios, seguido de jornal e revista. A TV/rádio são os canais menos acessados pelos jovens empreendedores;
• Prefere abrir empresa no segmento de “serviços”. O “agronegócio” é o segmento menos atrativo ao jovem empreendedor;
• Busca capacitação e relacionamento ao participar de entidades empresariais jovens e não a geração direta de negócios;
• Porte de empresas micro e pequena (73%);
• Empregam até nove funcionários (73%);
• Faturamento anual bruto predomina nas faixas de até R$ 60 mil e a de R$ 60 mil a R$ 360 mil (64%);
• A metade não buscou qualquer ajuda para abrir o negócio e a outra metade preferiu buscar informações nas redes sociais e consultoria para procedimentos de abertura;
• O índice de sucesso é maior do que o de negócios encerrados entre os jovens (77%);
• Grande parte deseja abrir novos negócios em segmentos diferentes aos que já atuam;
• Planejamento estratégico, marketing e inovação estão entre as principais demandas de capacitação;
• Falta de capacitação, recrutamento e retenção de mão de obra qualificada e burocracia são as principais dificuldades enfrentadas na gestão do negócio.
Potencial Jovem Empreendedor Brasileiro
• Entre 21 e 25 anos é a faixa que mais quer empreender;
• Predominantemente homens;
• Ensino superior concluído;
• Administração é a preferência na escolha profissional;
• A busca da independência é o principal motivo para querer abrir o próprio negócio;
• A falta de dinheiro e a falta de preparo são os principais motivos que o impedem de abrir a empresa;
• Não obteve preparo para se tornar empreendedor;
• Não participa de movimentos estudantis na universidade;
• Utiliza mais as redes sociais e sites para se conectar ao empreendedorismo e utilizam pouco a Tv e rádio;
• Prefere abrir empresa no segmento de “serviços”. O “agronegócio” é o segmento menos atrativo ao potencial jovem empreendedor.