Uma empresa é considerada um unicórnio quando, antes mesmo de abrir seu capital na Bolsa de Valores, atinge um valor de mercado acima de US$ 1 bilhão. No caso das empresas juniores, são unicórnios aquelas que faturam mais de R$ 1 milhão por ano.
Esse foi o cenário de 13 Empresas Juniores da Rede Brasileira, espalhadas por oito estados do país. E, nesse sentido, a abrangência dos resultados é tão diversa quanto o perfil dos nossos empresários juniores! Há EJs de Engenharia, Administração, Economia e Direito, só para exemplificar.
Saiba mais sobre as empresas unicórnio e o que o título representa para uma empresa júnior no artigo de hoje.
Unicórnio: inovador e mágico
Visto de longe, um unicórnio não parece mais do que um cavalo com chifre. Mas suas propriedades mágicas e a dificuldade de ser encontrado fazem dele uma criatura mística.
Por isso, o nome é dado a startups que também parecem apenas ligeiramente diferentes do normal, mas não são. A Uber não é um serviço de táxi. O Airbnb não é um serviço de hotelaria. Estas são, de fato, algumas das empresas que revolucionaram o mercado em que se inseriram, a partir de originalidade e inovação.
O impacto de um unicórnio no mercado é tão grande que faz o seu valor de mercado bater a marca expressiva de US$ 1 bilhão antes mesmo que suas ações sejam negociadas na Bolsa de Valores. Esse tipo de empresa simplesmente muda as regras do jogo, obrigando os antigos players a correr atrás da defasagem.
O simbolismo dos unicórnios juniores
Empresas juniores não são negociadas na Bolsa de Valores. Elas são, em resumo, um campo de treinamento, no qual se coloca em prática os ensinamentos teóricos e se sente a temperatura do mercado.
Portanto, quando uma empresa júnior fatura R$ 1 milhão em um ano, se tornando um unicórnio, não pode ser ignorado que ela está, em certa medida, ensaiando uma revolução no seu segmento.
Além disso, e o mais importante, uma empresa júnior unicórnio está preparando profissionais de alta capacidade para inovar em grandes empresas. Dessa forma, o mercado e a sociedade têm muito a ganhar. Há muitas carências ocultas no cotidiano esperando que inovadores as solucionem.
Com o propósito de mudar o Brasil por meio do empreendedorismo, a Brasil Júnior aproveita o espaço para homenagear, nominalmente, os unicórnios da Rede (federações entre parênteses): Fluxo Consultoria (RioJunior), Poli Júnior, FEA Júnior USP, Empresa Júnior FGV (FEJESP), FCAP JR. Consultoria, A.C.E. Consultoria (FEJEPE), i9 Consultoria (FEJESC), Grupo Gestão, AD&M (Concentro), Esag Jr. (JEJESC), Produtiva Júnior (RN Júnior), Mais Consultoria (FEJEMG) e EJUDI Soluções Jurídicas (FEJECE).