Brasil Júnior

  • 2800+HITS

#ContrateUmaEJ - Um sonho e 6.516 fotos verdes

Como uma rede mostrou todo o seu engajamento na busca de mais e melhores projetos?

Tínhamos um sonho, uma meta idealista de fazer com que a pergunta “O que é uma empresa júnior?” não existisse mais, que esse fosse um conceito enraizado na sociedade e que nossas EJs fossem, cada vez mais, posicionadas como uma opção acessível e de qualidade no mercado.

Ao mesmo tempo, somos executores e também somos pragmáticos. Esse sonho teria uma plataforma digital, um marketplace para que todas as EJs pudessem vender seus serviços em qualquer estado do país e diversas estratégias para aproximar a nossa rede de seus potenciais clientes.

O Contrate uma Empresa Júnior foi esse sonho pragmático, e principalmente, um sonho compartilhado. Comemorando um ano da sanção da Lei Empresa Júnior, dos dias 6 a 12 de abril de 2017, o MEJ mostrou que a sua geração chegou e quer fazer mais!

Contamos com uma equipe espalhada nos 22 estados, as nossas federações, que nos auxiliaram na construção de um novo Empresa Júnior Consultoria, realizaram reuniões com stakeholders importantes para o MEJ e fizeram barulho em suas cidades. Entretanto, não foram apenas as federações, as EJs tomaram o projeto para si, foram explicar o que era uma empresa júnior nas ruas e na internet, mostrando todo o seu potencial em busca de gerar mais impacto em nosso ecossistema.

E quais resultados tivemos?

Lembra do seu feed de notícias do Facebook no dia 6 de abril? Foram 6.516 pessoas apoiando a campanha através da mudança da sua foto de perfil. Em suas legendas, os empresários juniores convidavam aqueles que não conheciam o MEJ a mandar uma mensagem, e não é que chegaram projetos para as EJs desse jeito?! Isso aconteceu com a Maisa Miranda, Vice-Presidente do Núcleo da São João Del Rei (Cenje), que encaminhou 2 possíveis projetos pedidos por um taxista para uma empresa júnior de comunicação mineira.

Já as nossas publicações alcançaram 323.675 usuários únicos, acumulando 5.933 likes de pessoas que agora apoiam as empresas juniores, sem contar o que as federações alcançaram. Fernando Milagre, Presidente da CONAJE, e Luís Gustavo Vitti, Vice-Presidente de Performance da Kraft Heinz na América Latina, abriram nosso desafio de explicar o que é uma empresa júnior para o máximo de pessoas possíveis. As federações aceitaram, tivemos o apoio de diversos reitores das principais universidades do país, órgãos de fomento, da gestão pública aos micro e pequenos empresários.

Nossas EJs foram além, buscaram relatos de seus clientes e até foram às ruas entrevistar quem estava por lá, como fez a TerGeo, empresa júnior paranaense. Foram também diversas mensagens e comentários recebidos pedindo indicações de EJs, que logo foram encaminhadas para o Empresa Júnior Consultoria.

Ah, e falando nele… O novo Empresa Júnior Consultoria recebeu 27.200 visualizações, oferecendo mais de 385 serviços das mais diversas áreas de atuação e com mais de 100 contatos abertos em apenas 7 dias da estreia. Nunca foi tão fácil contratar uma empresa júnior!

Além disso, foram realizados diversos eventos durante a nossa semana comemorativa, como os fasting consulting da FEJECE, UNIJr-BA, FEJEPE e outras! Também saímos na mídia, em cerca de 28 aparições, entre elas a Folha de São Paulo, o Correio Braziliense e na Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Também saímos na televisão, destaque para a matéria que finaliza a JMTV da filiada alagoana da Globo e a entrevista ao vivo da Mariana Holanda, Presidente da FEJEA, no ALTV da filiada alagoense da Globo.

E não podemos esquecer do nosso evento de lançamento da plataforma, realizado no prédio da Confederação Nacional da Indústria em Brasília, que contou com mais de 150 participantes e a presença do Senador José Agripino Maia (relator da Lei Empresa Júnior), Professor Paulo Barone (MEC), Eduardo Alves Fayet (IEL/CNI), Ênio Pinto (SEBRAE Nacional) e Alexandre Monteiro (Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do MDIC).

E o que aprendemos com o #ContrateUmaEJ?

Nenhum de nós é mais forte do que todos nós juntos”, essa frase percorreu cada um de nós do Movimento Empresa Júnior de forma tão intensa na última semana. De fato, trabalhamos em rede, buscando mostrar toda a força da colaboração e de um sonho compartilhado.

Nossa atuação em rede começa a mudar, a voz não sai de apenas um lugar, são milhares de microrrevoluções conectadas em todo o país. Com uma comunicação e ação que antes descentralizada começa a se tornar distribuída, de diversos atores que, além de inconformados, vão lá e fazem.

Comprovamos que a nossa rede é muito mais forte quando unida, que podemos fazer coisas grandes ao confiarmos uns nos outros, é isso que nos difere de um grupo, somos um Movimento. Um Movimento cheio de diversidade, querendo fechar o Brasil e ser a melhor versão de si mesmos. Que esse marco seja só o começo nesta diária luta por gerar mais impacto, por mudar realidades e tornar o Brasil um país mais empreendedor.

Gostaríamos de agradecer à cada federação que mobilizou sua rede, aos empresários juniores que foram além, à história do nosso Movimento que nos fez chegar até aqui e aqueles que acreditam nos projetos de nossas EJs:

A nossa rede mostrou que faz muito barulho. Mas, que não somente isso, tiramos nossos sonhos do papel a medida em que somo pragmáticos e trabalhamos duro todos os dias pelo nosso propósito!

Carolina Naomi Utimura

Vice-Presidente de Comunicação da Brasil Júnior