Brasil Júnior

  • 660+HITS

Mais de 100 dias de 2017

"O tempo está passando muito rápido" é uma das frases que mais escutamos hoje em dia. A "modernidade líquida" que Bauman afirmou ser característica da nossa geração com certeza, está cada vez mais nítida. Mas a diferença está no que fazemos com essa velocidade. Então vamos fazer uma retrospectiva dos mais de 100 dias do Movimento Empresa Júnior em 2017 e mostrar que para a gente essa rapidez é igual a trabalho duro e muita meta batida.

Janeiro: O gás inicial

Para começar bem o ano, a Brasil Júnior teve o prazer de organizar o maior encontro de líderes empreendedores do Brasil. Foi uma semana com Federações, Núcleos e Empresas Juniores trocando o máximo de experiência para começar o ano com muitas ideias, mas, principalmente com muitos planos de ação.


O Encontro de Líderes do Movimento Empresa Júnior ocorreu em Itapecerica da Serra. Lá, a nossa geração participou de diversos workshops, com pessoas do MEJ e grandes parceiros da Brasil Júnior como a Fundação Estudar, a AMBEV, entre outros, sobre temas que envolviam gestão e projetos. Também realizou diversos open spaces, debates e para fechar o evento, montou as metas que definirão o direcionamento e o impacto do Movimento Empresa Júnior para 2017.

Fevereiro: Não podemos parar

A Brasil Júnior representa o Movimento Empresa Júnior no país, mas até aí todo mundo já sabia. Mas o interessante é saber como isso é feito, através de quais meios e instrumentos.

Se hoje temos 22 pessoas que estão em São Paulo ou por todo o país dando suporte para o crescimento da rede, é porque nós temos pessoas que apoiam o crescimento do Movimento Empresa Júnior brasileiro. Então, muito obrigada aos mantenedores do sonho de 16 mil jovens - Globo, AMBEV, Caixa Seguradora, Votorantim e Raízen.

Dessa forma, a responsabilidade de dar estímulo para a rede inteira crescer (10 mil projetos, bora lá!) não poderia ser somente falado, sem ser vivido pela Brasil Júnior, afinal de contas, uma liderança por bons exemplos não é tão inovador, mas definitivamente é efetivo. E com essa ideia em mente, a Brasil Júnior foi atrás daquela empresa que acreditávamos que poderia fazer a diferença para a nossa rede, é um exemplo de inovação e desenvolvimento do desempenho excelente da sociedade (tá na missão e no dia a dia dessa galera), e não é que deu certo? No mês de fevereiro demos boas vindas a nova mantenedora, Yara!

Spoiler: No mês seguinte (março), demos mais um passo em direção ao crescimento da nossa rede de apoio! A Brasil Júnior quis procurar aqueles que apoiavam as pessoas, a sociedade. Eles se denominam fortes e gentis por isso, e foi assim que nos trataram todo o tempo. Foi com imensa alegria que celebramos a confiança da Suzano Papel e Celulose no Movimento Empresa Júnior, nova parceira MEJ.

Março: A internacionalização das nossas ideias


Já ouvimos falar muito sobre o MEJ Europeu - principalmente através das empresas juniores francesas que iniciaram o Movimento Empresa Júnior lá em 1967. Mas a aproximação do MEJ brasileiro com eles está cada dia mais forte e representativo para o mundo. Nossos embaixadores junto com os embaixadores do Conselho Global estão rodando o mundo ajudando na criação e no crescimento de empresas juniores.

E para fortalecer essa união ainda mais, no mês de março tivemos presença do Marcelo e do João Victor, nossos embaixadores, e da Paula, nossa Presidente do Conselho na JADE Spring Conference - maior evento do MEJ Europeu (vulgo nosso ENEJ). Lá, nossos brasileiros debateram sobre os direcionamentos do Movimento Empresa Júnior Global, além de conhecerem mais sobre incríveis ejs e cases de sucesso pelo mundo.

Abril: Voamos mais do que nunca


Ai esse mês, não sabemos nem por onde começar a falar sobre ele! A maior campanha já feita dentro do Movimento Empresa Júnior. A mobilização de grandes organizações, imprensa e mais de 16 mil jovens. Essa foi a campanha do Contrate uma EJ. A lei do Movimento Empresa Júnior completava um ano e a Brasil Júnior resolveu comemorar de uma forma diferente, a ideia era expandir sua colaboração com a chegada de projetos, e isso se daria através da plataforma Empresa Júnior Consultoria.

A mobilização através dos articuladores da rede durante a semana do dia 6 de abril ao dia 12, gerou um impacto gigantesco. Um resumo de alguns, bem rápido: mais de 6 mil jovens com um filtro verde na foto, mais de 300 mil usuários alcançados pelas redes sociais, 28 aparições em veículos de imprensa numa única semana (incluindo TV, jornal, rádio) e um evento incrível de lançamento na casa do nosso parceiro IEL em Brasília.

Obrigada por tudo isso, Movimento Empresa Júnior. Essa rede que se fortalece ainda mais todos os dias só mostra o quanto podemos educar e transformar o Brasil.

Marcella Aguiar

Time BJ 2017