Como utilizar o Google Analytics na minha EJ?

Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii
Se você sempre teve vontade de entender como funciona o Google Analytics - dentre várias que existem no mercado - , esse texto é pra você ;)

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Sabe quando aquele gerente ou diretor da área de Marketing diz pra você “Devemos investir no nosso site!” ou “Podemos divulgar mais os nossos serviços na internet!”? Pois é, ta na hora de dar atenção ao tema. Se você sempre teve vontade de entender como funciona o Google Analytics - dentre várias que existem no mercado - , esse texto é pra você ;)

Antes de tudo, vamos seguir o conselho do Simon e explicar o “Por que?”, a importância de trabalhar com essa ferramenta no dia a dia da minha EJ. Que tal uma lista?

  1. Entender como o cliente se comporta no meu site

  2. Compreender de que forma as informações sobre minha EJ estão chegando até os meus clientes

  3. Melhorar a experiência do usuário que visita o meu site

  4. Aumentar o número de clientes

Vamos direto ao assunto, ok?

Google Analytics

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O primeiro passo é “instalar” - na verdade é copiar e colar um código - o analytics no seu site. Isso pode ser uma dor de cabeça a depender de como o seu site foi feito - se foi no Wix, Wordpress, se contratou uma empresa pra fazer o site ou se foi feito por aquele membro curioso da área de Marketing. Vou deixar alguns tutoriais aqui, aqui e aqui, para que você possa dar uma olhada. Lembre-se: “Pesadelos não duram para sempre. Um dia você acorda e eles se foram.” (Dragon Ball Z)

Agora que você já fez a instalação, vou te mostrar o potencial da plataforma e alguns indicadores legais para que você possa trabalhar em melhorias no seu site.

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A página inicial do seu Painel no Analytics vai mostrar algo semelhante a imagem acima. Não se esqueça de escolher um intervalo de data no canto superior direito - em todas as páginas - do site:

Essas são as métricas básicas do Analytics, elas irão te acompanhar em todas as análises feitas:

  1. Pageviews/Visualizações de Página: É o somatório de todas as visualizações das páginas do seu site.
  2. Visitantes: Quantidade de pessoas que visitaram seu site. O Google se preocupou em dividir Unique Visitors(Visitantes Únicos) - não incluindo aqueles que retornaram ao site - de Visitors - que inclue aqueles que retornaram. Ou seja, se você visitou 3 vezes o mesmo site, contará 3 visitas pro Visitors mas apenas 1 pro Unique Visitors. Deu pra entender? Qualquer coisa é só perguntar ai nos comentários no final da página ;)
  3. Pages/Visit(Páginas/Visita): É a média de páginas visitadas por visita ao seu site. Na imagem você pode ver o valor “1,71”, ou seja, em média, os usuários visitam aproximadamente 2 páginas por visita.
  4. Average Visit Duration(Média de duração da visita): É a média do tempo de todas as visitas ao seu site. Na imagem, temos o valor “2:10”, ou seja, em média, os usuários ficam 2 minutos e 10 segundos no site.
  5. Bounce Rate(Taxa de Rejeição): “A taxa de rejeição é a percentagem de visitas de página única (ou seja, visitas em que a pessoa abandonou o seu site na página de entrada sem ter interagido com a página).”. Resumindo, a taxa de rejeição ocorre quando o usuário visita uma página no seu site e logo em seguida abandona o site, não “navegando” pelas outras páginas possíveis.

Traduzindo para o que interessa:

  1. Pageviews: se o meu site está sendo visto pelos meus clientes e pelo MEJ. Você pode usar essa métricas para mensurar também se as campanhas no Facebook, aparições em mídias ou ações presenciais estão gerando mais visitas ao site.
  2. Avg. Visit Duration: o seu site está entregando valor para os seus clientes? Então esse número deve ser alto! Quanto mais alto melhor! Avg. Visit Duration = Entregar valor. Acha que eu estou exagerando? Da uma olhada nisso: Medium’s metric that matters: Total Time Reading
  3. Bounce Rate: quão atrativa é a disposição das informações na sua página? Concorde comigo: se o seu cliente está entrando na sua página e saindo sem clicar em nenhum outro link para conteúdo, formulário, etc, significa que esse conteúdo não está bem apresentável. “Qual é a média do mercado?” Da uma olhada nesse infográfico do Neil Patel - referência na área - que responde exatamente essa questão.

“As outras métricas não são importantes?” São! E muito! Mas as principais são essas três que apresentei na lista acima. Está na hora de mostrar o quão aprofundada pode ser a sua análise através do Google Analytics:

No menu esquerdo do site, você verá diversas opções. Irei tratar de duas principais: Público-alvo e Comportamento.

Público-alvo

  • 1. Informações Demográficas: Apresenta o seu público segmentado por idade e gênero. “Qual é o perfil do meu cliente? Devo usar uma linguagem mais informal?”

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  • 2. Interesses: Apresenta as categorias de afinidade - o que os clientes mais visitam/se interessam - e segmento no mercado - onde eles estão inseridos. “Com que conteúdo o meu cliente mais interage?”

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  • 3. Geográfico: idioma nativo dos usuários que visitam meu site e onde estão localizados. Vale ressaltar que essa análise não se restringe apenas ao Brasil. No PortalMEJ, por exemplo, recebemos visitas de diversos países - EUA, Rússia, Canadá, Bélgica, Portugal, França, Alemanha, Inglaterra, etc. “Será que estamos recebendo visitas de outras cidades? Estados? Países? Será que é o momento de produzir conteúdos em outros idiomas?”

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obs.: muitas vezes - como na imagem acima - aquelas 3 principais métricas aparecem, possibilitando que façamos filtros.

Especificamente para EJs, acho muito interessante usar o filtro por cidade, como aparece na imagem acima. Isso pode ser muito útil para a prospecção!

  • 4. Celular: quantos usuários entram pelo celular, tablet ou desktop. “Será que meu site está apresentável no celular? Qual é a percepção do meu cliente sobre isso?”

Essas são as principais informações dentro da categoria “Público-alvo”.

Comportamento

Em comportamento, fique a vontade para navegar pelas opções que a plataforma te fornece, mas o principal - na minha opinião está em: Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as páginas. Aqui você poderá aplicar filtros para extrair mais informações sobre as páginas do seu site.

  1. “Quais são as páginas mais visualizadas do meu site? A página de portfólio tem mais engajamento do que a página de pedido de serviço?”
  2. “Quais páginas têm um maior tempo médio(avg. visit duration)? Como posso fazer meus clientes ficarem mais tempo no site?”

Você poderá aplicar os filtros aqui:

O filtro está localizado no lado direito da tela, acima da tabela de dados. No caso do PortalMEJ, para filtrar todas as informações das notícias do site, basta digitar “noticias” no campo de busca e pesquisar. “Como assim?” O filtro é baseado no link(url) da página e é por isso que eu consigo filtrar as notícias do PortalMEJ dessa forma. Se você navegar pelo nosso site verá que todas as publicações contém a palavra “noticias” no link:

http://brasiljunior.org.br/noticias/ebook-manual-do-lider-do-movimento-empresa-junior

Caso você não aplique o filtro, ele irá fazer o rankeamento tomando como base todas as páginas do site - incluindo a página principal.

Tempo Real

Que tal acompanhar o engajamento dos clientes e MEJ assim que lançarem uma campanha no Facebook ou tiverem uma aparição em mídia?

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Vale ressaltar que essa métrica não é tal fiel - mas quebra um galho e tanto! A melhor ferramenta na Web pra acompanhar esse tipo de evento é o Chartbeat - que acho inviável pra EJs em virtude do preço. Para acompanhar o engajamento do seu público em Real Time, selecione essa opção no menu lateral:

Aquisição

É bacana você entender também de que forma as pessoas estão chegando ao seu site - pesquisa orgânica(pesquisa no Google, Bing, etc), pesquisa paga(anúncios pagos do Google), redes sociais, e-mail, link direto na barra do navegador, etc. Para ter acesso a essa informação, selecione a opção “Aquisição” no menu lateral.

Segue um exemplo de painel da opção “Aquisição”:

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That's all folks

Pessoal, o Google Analytics - assim como outras plataformas web - é extremamente importante para mensurar os resultados do seu site, que é um dos maiores cartões de visita da sua empresa - se não for o maior. A correta utilização do serviço pode não só fazer com que seus clientes tenham uma melhor experiência ao entrar no site - entendendo claramente a carta de serviços da sua EJ, o propósito do MEJ e confiar no potencial de realização da sua empresa - como também aumentar o número de serviços sem precisar de prospecção ativa. Para aquelas EJs que precisam prospectar, ela também fornece bases para que possamos compreender onde, quando e de que forma podemos encantar nossos clientes.

Esse é o primeiro de outros textos focados na área de Marketing da sua EJ. Obviamente não dá pra falar TUDO em um só texto, mas caso você tenha alguma dúvida, escreve pra gente nos comentários abaixo que iremos responder o mais rápido possível, ok?

Escrito por: Victor Copque - Coord. de Educação Empreendedora da Brasil Júnior

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/victorcopque

Imagens meramente ilustrativas

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