Veja quais foram os acontecimentos que viraram notícia em 2016

Lucas Rodrigues
Lucas Rodrigues
Marco das aparições em mídias de impacto no ano de 2016

Relembre 2016 com nossas aparições em mídia

O ano de 2016 foi muito importante para o Movimento Empresa Júnior. Entre acontecimentos como o maior evento da história do MEJ brasileiro (JEWC 2016) e a sanção da lei que regulamenta as empresas juniores no país, as lembranças começam a se acumular na memória. Que tal relembrar algumas delas por meio dos olhares que a mídia nos deu?

Durante os últimos meses, a imprensa da Brasil Júnior trabalhou para registrar o trabalho dos mais de 15.000 empresários juniores do país. Foram 20 aparições em mídias de alcance nacional posicionando as EJs como opções acessíveis e de qualidade de mercado e outras tantas que mostram como o MEJ pode ser um agente de educação empreendedora. Teve até estado aspirante mostrando a que veio. De norte ao sul, nós deixamos a nossa marca.

Começamos o ano com matéria de capa da Pequenas Empresas & Grandes Negócios sobre como aprender a empreender. E já que o assunto é empreendedorismo, quer coisa melhor do que uma lei que incentiva essa atividade dentro das universidades? A lei 13.267, que regulamenta as empresas juniores, teve destaque na Folha de S. Paulo, no Correio Braziliense e no jornal O Globo.

Capa de fevereiro da Pequenas Empresas & Grandes Negócios: é possível aprender a empreender (Foto: Divulgação)

Com o MEJ em foco nos principais veículos do jornalismo nacional com a nova legislação, chegou a hora de mostrar a que viemos. Do Censo&Identidade 2015 publicado com exclusividade na Folha, até uma extensa reportagem no caderno impresso de economia do Valor Econômico, chegamos ao meio do ano com boas histórias para contar. O primeiro semestre ainda contou com artigo em periódico internacional e a participação do presidente da Brasil Júnior, Pedro Rio, em um debate na TV Câmara sobre a primeira crise econômica vista pela atual juventude brasileira.

No encontro mundial de empresas juniores, o JEWC, uma repórter da Folha viajou a Florianópolis para uma cobertura exclusiva do evento. Foram três matérias publicadas sobre os dias que marcaram o mês de julho de mais de 3.000 jovens de 17 países diferentes.

Com as energias renovadas, o segundo semestre trouxe nossa primeira aparição do ano em um veículo de televisão nacional. E põe impacto nisso! O trabalho das empresas juniores foi destaque no Bom Dia Brasil, um dos principais telejornais brasileiros. E para marcar a boa maré, fomos capa do caderno de economia de domingo do jornal O Globo, um feito para mostrar que o MEJ tem sido encarado de forma cada vez mais séria.

Depois, quando parecia que já não havia espaço para um livro de tão boas histórias, o lançamento do Índice de Universidades Empreendedoras ganhou 8 páginas de destaque na edição da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de Novembro e, de quebra, ainda foi citado no Correio Braziliense. Sucesso, com direito a lançamento oficial no Ministério da Educação, em Brasília.

Olhando para trás, não dá para não sentir orgulho de tudo o que conseguimos em 2016. Mas a nostalgia dura pouco, porque temos certeza que temos ainda mais para alcançar em 2017. Que a primeira página comece a ser escrita! A gente volta aqui depois para contar como foi.

Autora: Luana Levenhagen - Time BJ 2016

Lucas RodriguesEstudante de Engenharia Elétrica da UnB. Responsável pelos Negócios Digitais da Brasil Júnior.
Lucas Rodrigues
Lucas RodriguesEstudante de Engenharia Elétrica da UnB. Responsável pelos Negócios Digitais da Brasil Júnior.