Após um ano em que a CEFET Jr. Consultoria fechou 11 projetos e não conseguiu fazer com que todos os seus membros executassem os mesmos, foi visto que uma mudança precisava ser feita. Através do envolvimento dos membros na causa desse problema, do acompanhamento constante da estratégia e das metas da empresa na rotina e da utilização da cultura organizacional para alinhar e engajar os colaboradores com esses objetivos, foi possível alcançar resultados maiores, dobrando o número de contratos assinados da empresa em um ano e proporcionando o aprendizado por projetos de todos os membros.

O ano de 2014 da CEFET Jr. Consultoria acabou com um número baixo de projetos fechados (11), comparado com o ano anterior (17). As diretrizes da época eram um foco na gestão interna para tentar proporcionar a melhor experiência de trabalho para os membros, fazendo com que esses ficassem felizes e satisfeitos por estarem na EJ, sendo possível retê-los por mais tempo. Essa atitude foi necessária visto que o plano de carreira da empresa foi quebrado algumas vezes, o que impossibilitou diversos colaboradores de executarem projetos externos, impedindo a experiência completa da vivência empresarial.
Em 2015, o pensamento era claro: fazer com que mais membros pudessem estar ocupados com a atividade fim da empresa. O desejo inicial do ano era que mais projetos fossem fechados e, com eles, mais consultores trabalhassem na execução desses. Porém, para que isso fosse concretizado, foi vista a necessidade de uma mudança do mindset dos colaboradores.
Pensando nisso, a Diretoria Executiva de 2015 deu o primeiro passo para essa transformação: o envolvimento de todos os membros no problema. Durante toda gestão daquele ano, a Diretoria buscou trabalhar aspectos observáveis da cultura organizacional da CEFET Jr. Consultoria para que esses influenciassem o pensamento dos membros, que identificariam a sua responsabilidade diante daquele problema. Assim, foram realizadas algumas ações, modificando alguns aspectos da cultura da empresa, como:
- Utilização de rituais para valorização da Consultoria, área da EJ responsável exclusivamente pela execução de projetos;
- Investimento em treinamentos voltados para projetos externos;
- Aumento do reconhecimento dos membros envolvidos em projetos no Sistema de Investimento nos Membros;
- Modificação da regra da empresa, impedindo a utilização de bermuda na CEFET Jr.Essa mudança, apesar de parecer simples, passou a mensagem de que os membros precisavam estar a todo momento esperando a chegada de clientes na empresa e, assim, precisavam estar preparados para atendê-los com uma vestimenta adequada.
- Realização de uma imersão no meio do ano de 2015 com o objetivo de discutir os resultados da empresa e o assunto “foco em projetos”;
- Realização de prospecção ativa, com a presença de todos os membros, em lojas de algumas ruas do Rio de Janeiro para fazer com que os mesmos se sentissem donos do problema de “falta de projetos” e o senso de urgência fosse instaurado;
Assim, com essas e outras adaptações na cultura da empresa, bem como com o apoio do benefício do “Programa Google para Organizações Sem Fins Lucrativos”, foi possível obter uma maior chegada de clientes e aumentar o indicador de contratos assinados para 22, ou seja, o dobro do ano anterior. Ainda como consequência disso, foi possível fazer com que todos os consultores da empresa participassem da execução de projetos naquele ano e pudessem aprender os conhecimentos técnicos dos serviços executados pela EJ na prática.
Chegando em 2016, com o mindset diferente que foi construido no ano anterior e alinhado com a diretriz estratégica do Movimento Empresa Júnior de “Mais e Melhores Projetos”, era preciso continuar a caminhada para o alcance de grandes resultados. Dessa forma, em uma imersão no começo do ano foram definidas as metas anuais, sendo as principais, 40 projetos fechados (crescimento de 82% em relação ao número de projetos fechados do ano anterior) e R$135.000,00 de faturamento em caixa obtido com projetos (crescimento de 138% em relação ao faturamento por projetos em caixa do ano anterior).
Logo após a definição dessas metas desafiadoras, a CEFET Jr. Consultoria estava pronta para dar o segundo passo em direção à busca de melhores: o acompanhamento constante do planejamento estratégico e das metas na rotina. Ou seja, todas as metas estratégicas anuais da empresa foram divididas em metas mensais que são buscadas consistentemente por todos os membros. Além disso, todos os meses, na Reunião Geral, que ocorre na primeira semana de cada mês, são discutidos com todos os membros os resultados das metas do mês anterior, definidos planos de ação para as não atingidas e apresentadas as metas do mês seguinte. Assim, é possível produzir um senso de urgência constante em toda CEFET Jr., além de alinhar os colaboradores com os resultados e melhorias que precisamos ter em cada mês e engajá-los no alcance desses objetivos, visto que, como as metas são divididas mensalmente, elas se tornam mais tangíveis de serem alcançadas a curto prazo pelo trabalho de cada um na rotina.
Por fim, está sendo dado o terceiro passo para garantir o alcance dessa estratégia: utilização da cultura organizacional para colaborar com o engajamento e alinhamento de todos os colaboradores. Assim como aconteceu um pouco em 2015, estão sendo utilizados elementos observáveis da cultura organizacional e mudanças na estrutura da empresa buscando proporcionar o melhor ambiente para que a CEFET Jr. Consultoria consiga alcançar os resultados sonhados.
Assim, algumas mudanças já ocorreram em 2016, dentre essas:
- O plano de carreira da EJ foi alterado, valorizando a execução de mais e melhores projetos externos;
- O fluxo de negociação sofreu uma alteração, permitindo uma conversão maior com menos trabalho;
- As estruturas de projetos externos foram otimizadas, fazendo com que um menor número de consultores fosse alocado em projetos externos;
- Algumas regras foram modificadas, buscando o aumento da produtividade dos membros para a execução dos projetos;
Os três passos demonstrados (envolvimento dos membros no problema, acompanhamento constante das metas e a utilização da cultura organizacional) podem gerar resultados de “mais e melhores projetos” para outras Empresas Juniores, caso sejam adaptados para a realidade de cada EJ e aplicados com dedicação e compromisso. Através desse modelo, a CEFET Jr. alcançou, até o mês de maio de 2016, 16 projetos fechados e R$67,420,12 de faturamento (por regime de competência). Esses números traduzem uma realidade de maior ocupação e aprendizado dos membros em projetos externos, maior possibilidade de investimento financeiro e a busca constante da melhoria da situação de seus clientes.
Por fim, ainda há alguns desafios grandes que precisamos enfrentar, como alcançar essas metas estratégicas desafiadoras para o ano e, principalmente, conseguir criar, cada vez mais, as melhores soluções para o mercado, realizando projetos de alto impacto para os clientes. Queremos alcançar resultados ainda maiores e melhores esse ano; sabemos que podemos porque trabalhamos no dia-a-dia da empresa com pessoas alinhadas e engajadas com esses objetivos comuns; fazemos isso na nossa rotina porque acreditamos que somos “loucos por definição, empreendedores por natureza, espartanos por opção”. AH-UH!
