Algumas dicas simples (e eficientes) para bater Alto Crescimento com a Via Jr.

Marcella Aguiar
Marcella Aguiar
A Via Jr. resolveu compartilhar com a gente um pouquinho sobre como eles fizeram pra bater Alto Crescimento - um spoiler - dicas simples e um direcionamento claro fizeram essa empresa júnior chegar lá bem pertinho do final do ano!

A VIA Jr foi fundada em 2013 e nesses quatro anos de história, 2016 foi um dos maiores marcos até o começo desse ano. Passamos pelo Processo de Federação da FEJEMG e fomos a primeira empresa júnior federada de Uberaba. Nesse processo, melhoramos absurdamente nossa estrutura interna e elaboramos nosso primeiro Planejamento Estratégico que seria usado em 2017. Pela primeira vez, a empresa tinha um norte, um objetivo e metas a serem cumpridas. E elas foram - no mesmo ano fomos Alto Crescimento.

Chegou 2017, éramos exemplo no MEJ da nossa universidade. O núcleo, CENTRI UFTM, passou a ganhar forças e o sentimento de rede foi fortificado no Triângulo. A VIA tinha tudo para brilhar, porém isso não aconteceu no primeiro semestre do ano. Nossas metas do PE eram de 16 projetos e R$16.500 de faturamento. Uma meta ousada para uma EJ que até 2016 havia faturado R$8.350,00.

Revisamos nosso PE com o intuito de deixar nossos indicadores mais próximos da nossa realidade e mais voltados para nossos resultados finais. Fizemos uma imersão de 2 dias e nela nosso VP lançou o desafio de conseguirmos os 9 projetos restantes até o fim do ano – faltavam 120 dias. O Planejamento Estratégico foi explicado para toda a empresa, de maneira que naquele momento todos deveriam falar, de coração aberto, se aceitavam o desafio e o porquê. Todos os membros aceitaram, pois, acreditam muito no potencial da empresa.

Além disso, em Assembleia Geral, levantamos todas as ações que poderíamos fazer para ajudar a VIA a atingir suas metas, como:

  1. Falar com um conhecido formado na área;
  2. Publicar em grupos de WhatsApp e Facebook;
  3. Divulgar nas empresas dos pais;
  4. Visitar construtoras das cidades próximas dos membros.

O setor Comercial da empresa, que antes direcionava esforços em capacitar todos os membros da VIA para prospectar e obtinha poucos resultados, passou a focar no treinamento internos e capacitação do próprio setor - como por exemplo, treinamentos da ferramenta Ploomes - de maneira a realizar uma prospecção mais assertiva.

Além disso, o setor de marketing começou a estruturar suas campanhas no AdWords, a ferramenta de anúncios do Google que recentemente havia sido implementada. Através desse recurso, chegaram muitos pedidos de orçamentos e para atender a essa demanda grande e repentina, os setores comercial, administrativo-financeiro e projetos se alinharam numa estratégia muito boa de negociação, montagem de escopo e orçamento. A qual ocorre em através de um formulário no Google Forms em que há as principais informações para realização da precificação, assim, não precisamos esperar o setor de projetos fazer o escopo completo do projeto para começar a orçar. Com essa estratégia, a VIA Jr. consegue hoje entregar orçamentos em dois dias.

Com o comprometimento de toda a empresa, em outubro os frutos vieram e vieram com tudo: Fechamos 12 projetos e faturamos R$12.000,00 na primeira quinzena do mês e além de batemos ALTO CRESCIMENTO, batemos nossas metas do PE!

O que aprendemos com essa jornada intensa é que:

  • A empresa toda precisa ter o mesmo foco
  • Se engajar e parar de arranjar desculpas para as dificuldades.

Somos uma empresa nova sim, somos cluster 1 ainda, nosso mercado é conservador pelo predomínio da mentalidade agrária na região, mas nosso propósito tem que ser nobre e claro. Se todos tiverem em mente o propósito da empresa, o valor do projeto que entregamos (e não o preço) os clientes serão muito mais facilmente atraídos!

A Via Jr. conseguiu superar seu desafios no final do ano, bem pertinho de acabar e não estão parando! Agora, eles querem saber agora quem irá bater Alto Crescimneto com todas essas dicas?? VEEEM 310!

Marcella Aguiar Apaixonada pelo Movimento Empresa Júnior, acordo todos os dias acreditando que 310 é mais que um número, é o nosso impacto na Educação do país!
Marcella Aguiar
Marcella Aguiar Apaixonada pelo Movimento Empresa Júnior, acordo todos os dias acreditando que 310 é mais que um número, é o nosso impacto na Educação do país!