A VIA Jr foi fundada em 2013 e nesses quatro anos de história, 2016 foi um dos maiores marcos até o começo desse ano. Passamos pelo Processo de Federação da FEJEMG e fomos a primeira empresa júnior federada de Uberaba. Nesse processo, melhoramos absurdamente nossa estrutura interna e elaboramos nosso primeiro Planejamento Estratégico que seria usado em 2017. Pela primeira vez, a empresa tinha um norte, um objetivo e metas a serem cumpridas. E elas foram - no mesmo ano fomos Alto Crescimento.
Chegou 2017, éramos exemplo no MEJ da nossa universidade. O núcleo, CENTRI UFTM, passou a ganhar forças e o sentimento de rede foi fortificado no Triângulo. A VIA tinha tudo para brilhar, porém isso não aconteceu no primeiro semestre do ano. Nossas metas do PE eram de 16 projetos e R$16.500 de faturamento. Uma meta ousada para uma EJ que até 2016 havia faturado R$8.350,00.
Revisamos nosso PE com o intuito de deixar nossos indicadores mais próximos da nossa realidade e mais voltados para nossos resultados finais. Fizemos uma imersão de 2 dias e nela nosso VP lançou o desafio de conseguirmos os 9 projetos restantes até o fim do ano – faltavam 120 dias. O Planejamento Estratégico foi explicado para toda a empresa, de maneira que naquele momento todos deveriam falar, de coração aberto, se aceitavam o desafio e o porquê. Todos os membros aceitaram, pois, acreditam muito no potencial da empresa.
Além disso, em Assembleia Geral, levantamos todas as ações que poderíamos fazer para ajudar a VIA a atingir suas metas, como:
- Falar com um conhecido formado na área;
- Publicar em grupos de WhatsApp e Facebook;
- Divulgar nas empresas dos pais;
- Visitar construtoras das cidades próximas dos membros.
O setor Comercial da empresa, que antes direcionava esforços em capacitar todos os membros da VIA para prospectar e obtinha poucos resultados, passou a focar no treinamento internos e capacitação do próprio setor - como por exemplo, treinamentos da ferramenta Ploomes - de maneira a realizar uma prospecção mais assertiva.
Além disso, o setor de marketing começou a estruturar suas campanhas no AdWords, a ferramenta de anúncios do Google que recentemente havia sido implementada. Através desse recurso, chegaram muitos pedidos de orçamentos e para atender a essa demanda grande e repentina, os setores comercial, administrativo-financeiro e projetos se alinharam numa estratégia muito boa de negociação, montagem de escopo e orçamento. A qual ocorre em através de um formulário no Google Forms em que há as principais informações para realização da precificação, assim, não precisamos esperar o setor de projetos fazer o escopo completo do projeto para começar a orçar. Com essa estratégia, a VIA Jr. consegue hoje entregar orçamentos em dois dias.
Com o comprometimento de toda a empresa, em outubro os frutos vieram e vieram com tudo: Fechamos 12 projetos e faturamos R$12.000,00 na primeira quinzena do mês e além de batemos ALTO CRESCIMENTO, batemos nossas metas do PE!
O que aprendemos com essa jornada intensa é que:
- A empresa toda precisa ter o mesmo foco
- Se engajar e parar de arranjar desculpas para as dificuldades.
Somos uma empresa nova sim, somos cluster 1 ainda, nosso mercado é conservador pelo predomínio da mentalidade agrária na região, mas nosso propósito tem que ser nobre e claro. Se todos tiverem em mente o propósito da empresa, o valor do projeto que entregamos (e não o preço) os clientes serão muito mais facilmente atraídos!
A Via Jr. conseguiu superar seu desafios no final do ano, bem pertinho de acabar e não estão parando! Agora, eles querem saber agora quem irá bater Alto Crescimneto com todas essas dicas?? VEEEM 310!