Devido principalmente ao contexto de crise econômica vigente no Brasil, a baixa entrada de projetos nas EJs dá espaço para a possibilidade de um desengajamento dos empresários juniores na realização de projetos, muito por estes não enxergarem mais, de forma tão palpável, o impacto da EJ na sociedade e seu potencial de transformação da sociedade. Em momentos como estes, a elaboração e venda de novos escopos de projetos pode fortalecer o engajamento dos membros na realização de projetos e o aumento da taxa de ocupação destes na EJ. Com a expansão de portfolio da EJFGV pela inclusão de projetos de planos de expansão para empresas, os membros, ao terem contato direto com a estratégia da empresa em questão e participarem ativamente do processo de decisão de expansão desta, permitiram à EJ realmente impactar a sociedade em um momento adverso, e reacender o sentimento de pertencimento à empresa, melhorando o engajamento dos empresários juniores na realização de projetos.
É importante ressaltar que desafios como este só podem ser superados pela ação em conjunto dos membros da EJ, guiados e sendo inicialmente motivados pelo exemplo da liderança da EJ em questão, a diretoria executiva. O engajamento e o aumento da taxa de ocupação dos membros contagia o clima organizacional da empresa como um todo por meio do compartilhamento – das experiências e desafios do projeto e da criação do novo escopo, de suas realizações e do impacto causado na sociedade. E esse compartilhamento, seja em reuniões informais na EJ ou em encontros formais da empresa, é o principal fator que influenciou o crescimento da EJFGV.
Para EJs que apresentam os mesmos desafios da EJFGV, que hoje se encontra no cluster 3, e que desejam replicar as ações realizadas, é necessário, primeiramente, considerar que as EJs apresentam realidades diferentes. Por isso, as ações efetivadas pela EJFGV devem ser adaptadas para a realidade da outra EJ. Entretanto, para a ampliação de portfólio, algumas dicas gerais podem ser dadas: primeiramente, observar, a longo prazo, a estratégia da EJ e onde ela quer chegar, a sua visão, para observar se a ampliação de portfólio poderia ajudar a EJ a alcançar seus objetivos e de que forma isso seria mais efetivo. Após isso, observar as tendências do mercado: há uma busca, no cenário atual, por esse tipo de projeto ainda não realizado pela EJ, pelo público-alvo? Essa demanda não atendida é uma demanda do setor, ampla o suficiente para que possam ser realizados mais projetos sobre esse tema além de demandas pontuais? Fundamentalmente, a EJ apresenta recursos para efetivar essa ampliação – recursos humanos e tecnológicos? Por fim, se essas questões forem respondidas e de fato a ampliação de portfólio estiver de acordo com a estratégia da EJ em questão, deve-se estruturar o novo escopo em questão – com auxílio de parcerias, professores da universidade, ex-membros e todos aqueles que tiverem conhecimento a respeito e estiverem dispostos a auxiliar -, podendo-se alocar membros da própria EJ para essa efetivação, dando à ampliação de portfólio o caráter de projeto interno, e mostrando sempre aos membros o impacto que suas ações trarão para a EJ e como a EJ estará próxima de alcançar seus objetivos com essa ampliação. Por meio desse compartilhamento dos desafios propostos, os objetivos e as realizações, além do reconhecimento dos membros que participaram da iniciativa, a EJ poderá aumentar a taxa de ocupação dos membros não só para a realização de projetos desse novo escopo, mas também para os outros escopos já existentes na empresa, por estes estarem, agora, mais engajados com o propósito da empresa e, portanto, com a realização de projetos.
Por fim, como maiores desafios da EJFGV para 2016, tem-se a busca pela seniorização das vendas, com melhores estratégias para apresentação de propostas comerciais, persuasão dos clientes e negociação. Ao melhorar o processo de vendas, poderemos aumentar a eficiência da EJ e escalar o modelo de negócio, realizando cada vez mais projetos com excelência. Além disso, para melhorar a excelência em projetos, outro importante desafio para 2016 será implementar a plataforma customizada para as necessidades da EJFGV para a melhor gestão do conhecimento produzido. Assim, será possível não só manter a historicidade da EJ, prevenir retrabalhos e melhorar a excelência de projetos, mas também a melhor difusão do conhecimento produzido, aumentando o impacto da EJFGV na sociedade.