Conquistando o mercado, 2 anos de mudanças e 5 meses de resultados! - ADM. Jr - UEFS

Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii
Ampliando a vivência empresarial através da realização de projetos.

Iniciamos um ciclo estratégico com uma grande prioridade, validar o nossomodelo de negócio através de um portfólio de serviço reestruturado com basena identificação das reais necessidades dos nossos potenciais clientes. Osproblemas internos ainda estavam presentes e ainda havia dúvida serealmente tínhamos tomado a decisão correta. Era realmente o momento defocar na realização dos projetos, garantindo um crescimento da gestão? Ou, abusca por uma maturidade na gestão para realização de projetos? A falta depráticas que garantissem uma efetividade na busca por projetos, esforços queaparentemente não geravam resultados insistiam em trazer a dúvida dosproblemas de gestão a tona, ficávamos presos a uma mentalidade restritiva. Sónão percebemos naquele instante que fatores intangíveis estavam sendotrabalhados para o alcance dos resultados a médio prazo.

O nosso maiordesafio, que era ampliar a percepção do que de fato significava a vivênciaempresarial, além da dúvida de ter tomado a decisão correta foi diminuindodurante todo ano, sendo já um fato ausente em 2015 permitindo um trabalhomuito desafiador, mais direcionado e possibilitando a reconstrução de umacultura de resultados. A realização de alguns projetos trouxeram feedbacks domercado que foram desenvolvendo mais e melhores práticas internase com aextensão do nosso portfólio de serviços conseguimos alcançar um resultadohistórico, 6 projetos para empresas de mercado. Foi um resultado expressivo,porém aquém do que queríamos, podíamos e esperávamos.

Em 2015 percebeu-se que para construir uma cultura mais forte econdizente com a formação dos membros, seria necessário inovar nacomunicação interna dos valores e do propósito do Movimento. Os valoresorganizacionais foram trabalhados nas reuniões através de dinâmicas emgrupo, filmes, discussões sobre livros, e através do reconhecimento dosmembros que mais eram associados aos valores.

E então por que nos limitar a 6 projetos no ano, se podemos mais?Queríamos mudar a forma como o mercado nos enxergava, entretanto amudança teve que acontecer prioritariamente nos membros, com aresponsabilidade e compromisso de ir além, com o sentimento de dono daempresa, alinhado e comprometido com o MEJ, e motivados para marcar ahistória da empresa. O propósito deveria ser traduzido no dia a dia por meio deprincípios que nortessaem nossas ações e gerassem a alavancagem dosresultados.

Em 2016 o resultado não poderia ser diferente, 8 projetos fechados em 5meses, mais feedbacks do mercado sobre os projetos, novos serviçosimplantados, meta do faturamento anual superada. Este é um ano de grandesresultados, e o fator decisivo para isso é a reconstrução de uma cultura forte.Costumamos dizer que os membro recuperaram o “brilho no olhar” ao vivenciaros pilares da formação empreendedora de forma mais intensa, porémdevidamente equilibrada. Os valores norteadores da empresa, como SERDONO e POSTURA EMPREENDEDORA, foram transformados em açõesdiárias fundamentais para superação dos desafios criados por nós mesmos.

Criamos coragem para sair da zona de conforto e nos colocar numa posição dealgumas incertezas, mas com a plena convicção do aprendizado, a persistênciaem executar a prospecção de clientes durante todo ano, independente determos a capacidade produtiva disponível, mas simplesmente para ganharknow-how e nos comunicar com nosso mercado. A dedicação para inserir aempresa em todos os eventos empresariais possíveis, comunicando a nossamarca e criando relacionamentos institucionais. E a gestão? Alcançou umamaturidade que só foi possível devido a um tipo de aprendizado que é obtidoapenas de uma forma… realizando projetos!

Ao longo desses anos ficou evidente que a melhor forma de buscar avivência empresarial completa é um maior direcionamento para a realizaçãodos projetos. O desenvolvimento de uma Empresa Júnior é potencializadodevido a quantidade de feedbacks recebidos do mercado. É identificiando esuprindo suas necessidades, prospectando ativamente os potenciais clientes,se inserindo em eventos, fechando parcerias com órgãos de classes, ebuscando a máxima satisfação dos clientes. A partir dessas ações a gestão édesenvolvida e moldada, garantindo cada vez mais e melhores projetos sejamrealizados, e adaptados as necessidades demandas pelos clientes.

Nessecontexto de eficiência em gestão, as práticas e métodos são aprimorados paraatender os stakeholders de uma maneira mais coesa, e a necessidade dainovação e ação nos desenvolve enquanto empreendedores, incorfomados etransformadores do meio em que estamos presentes.

O desafio para a continuidade de resultados está presente, aconfirmação do trabalho e a criação de um legado vem com a perenidade desses resultados. O grande desafio para 2016 e os próximos anos é continuara crescer de forma exponencial e potencializando tudo aquilo que foiconstruído. Atraindo e recrutando cada vez mais pessoas para “Formar, pormeio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes detransformar o Brasil”.

Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii