Poucos recursos, equipe reduzida e muita vontade de aprender e crescer. Assim começava o ano de 2015 para a Politeq Jr, que em breve passaria a ter identidade, cores e um nome novo: Ciclo Jr. Durante o primeiro semestre de 2015, estava sendo concluído o primeiro grande projeto da empresa, iniciado no ano anterior: um serviço de consultoria para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Caucaia. Foi justamente esse trabalho que inspirou confiança e coragem para a equipe buscar mais projetos. Além disso, o projeto despertou a necessidade de realizar uma melhor divisão de tarefas e principalmente de investir na capacitação dos membros.
Paralelo a isso, a carta de serviços da Ciclo já estava consolidada, e o desafio do Cluster 1, superado. A constante renovação da equipe da empresa caracterizava, porém, o seu próximo grande desafio: reter membros para que suas experiências pudessem ser aproveitadas nos próximos projetos. A Ciclo precisava formar pessoas para crescer. A partir daí, a empresa, que havia começado em 2015 com apenas seis membros, teve 41 inscritos no seu processo seletivo, dos quais 21 foram efetivados.
O segundo semestre de 2015 trouxe mudanças significativas para a empresa: a mudança de marca trouxe uma cara nova para a recém-batizada Ciclo Jr e marcou uma nova etapa do ciclo de mudanças que se iniciava. Com uma equipe maior e mais confiante, o próximo passo era fundamental para garantir recursos para fazer mais projetos, como a prospecção de clientes. Peça fundamental para esse processo foi a criação de um Núcleo de Mercado voltado para essa função. Um dos desafios para 2016 é a formalização da pesquisa de satisfação, que já existe, mas não é adequadamente aplicada.

A evolução da Ciclo Jr no último ano foi fruto de muito esforço! Na gestão anterior, devido ao grande volume de trabalho e ao reduzido número de membros, o grande problema enfrentado pela empresa era a capacitação de seus membros para a realização de projetos. Além disso, um dos grandes fatores que dificultavam maior eficiência nos trabalhos realizados era a falta de metodologia que ajudasse na execução e no gerenciamento destes e, ainda, insegurança na prática de alguns serviços da carta da empresa. Nesse ano, porém, o cenário é outro: através das lições obtidas com base nos resultados de anos anteriores, a empresa agora fornece treinamentos técnicos frequentes de qualidade aos seus membros, preparando-os desde o processo trainee até as suas efetivações e além.
Para isso, foi necessário um aumento substancial no quadro de membros, o que só foi possível devido às inúmeras campanhas de prospecção de novos integrantes (divulgação dentro da universidade, envolvimento com outros projetos universitários, etc). Assim, outras EJs poderiam seguir o exemplo da Ciclo Jr, investindo na capacitação de seus membros em relação aos projetos e aos demais serviços internos da empresa para, assim, gradualmente melhorar seu nível técnico e a qualidade de seus serviços.
Em 2016, a Ciclo foi contratada para a execução de quatro projetos, o que foi uma evolução significativa em comparação a 2014, quando foi realizado apenas um projeto. Para este ano, permanece o objetivo de formar uma equipe preparada para o próximo ano e uma base consolidada para a gestão seguinte. Além disso, destaca-se a necessidade da aquisição de recursos, o que envolve tempo, dinheiro e pessoas para escalar projetos. É necessário aprender com os erros de projetos anteriores para que mais e melhores projetos sejam realizados em um intervalo de tempo menor.
Vários fatores influenciaram no crescimento contínuo da empresa. Metas e objetivos foram traçados de acordo com suas necessidades e adaptados de acordo com as dificuldades. Com muita dedicação, união e bastante foco, esse quadro mudou. Com processos seletivos rigorosos e investimentos, a empresa foi subindo cada degrau e alçando voos cada vez mais altos.
Isso tornou-se um ciclo! O interesse de ser um membro dessa equipe e acompanhar esse crescimento foi despertado em mais pessoas que o esperado. Assim, mais mentes empreendedoras, com um mesmo objetivo, fazem com que nossa empresa ultrapasse limites.
Vontade de transformar o mundo. Esse é o nosso propósito!
