Fazendo uma boa seleção de membros e selecionando os mais empenhados - UCS Empresa Jr

Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii
Uma grande rotatividade que acontece dentro da EJ com os nossos assessores durante a gestão e a nossa falta de estabilidade faz com que a equipe acabe perdendo o foco e o alinhamento.

Esse ano iniciamos com uma equipe de 14 pessoas que se reduziu a 9 e recentemente com o fim do nosso período treinee, retomamos o número de 15 membros. Mesmo com essas dificuldades no início deste ano conseguimos vender o maior projeto da história da empresa que fez com que nos tornássemos uma das EJ's de alto crescimento. A realização do mesmo só foi possível por capacitarmos e motivarmos os nossos membros a partir deste projeto. Em seguida conseguimos consolidar uma gestão com todas as áreas possuindo uma diretoria, inclusive a área Comercial estruturada em 2015. A procura de clientes começou a aumentar bastante em comparação ao ano passado (no qual foi vendido apenas um projeto) e apesar de termos fechado 3 projetos até o momento, ainda temos muito a melhorar. Apresentamos várias propostas e poderíamos ter vendido muitos outros projetos em negociação que não foram fechados, por conta do preço na maioria dos casos.

Quando observarmos os nossos reais problemas enfrentados na nossa EJ, decidimos procurar nos preparar para atender melhor os nossos clientes e buscamos preparar os nossos novos membros para que os mesmos cresçam dentro da EJ preparados para que quando a nossa demanda aumentar estaremos sempre preparados para suprir a mesma.

Como as outras EJ’s podem replicar o que nós fizemos, procurando buscar treinamentos dentro da própria universidade, sempre dentro dos serviços que a EJ oferece ou que possa acrescentar no desenvolvimento dos membros e da empresa. E sempre preparar os membros que estão entrando na equipe para que a empresa tenha sempre uma base bem sólida e consiga manter o que já foi feito.

Quando percebemos que um dos nossos pontos fracos era a prospecção, tínhamos digamos um certo "medo" de ir atrás das empresas para oferecer os nosso serviço, por tanto procuramos uma profissional que pudesse nos auxiliar nos dando um treinamento de como elaborar e então assim após estarmos preparados, conseguimos repassar esse aprendizado para os nossos novos membros e colocamos eles para fazer a prospecção de parcerias para um evento que iríamos realizar, para que os mesmos já entrassem a empresa enraizando essa cultura de prospecção nos membros desde o primeiro contato com a EJ.

Acredito que nossa história serve como inspiração principalmente para todas as EJ's que estão começando. Por mais que a gente tenha 15 anos de história, ainda passamos por dificuldades ainda do Cluster 1 e agora conseguimos crescer de forma significativa por identificarmos as nossas dificuldades e fazermos de tudo para superá-las. Acho que isso é essencial para outras Empresas Juniores que precisam impulsionar seus resultados, a primeira coisa é saber qual o seu problema e as suas fraquezas que te impedem de crescer, e assim, criar um plano de ação que possa superá-los. Nós ainda estamos efetuando mudanças e melhorias para continuar crescendo e mantermos nossa equipe (que cresceu em número), focada, unida, engajada e motivada, pois notamos que isso é a base de nosso crescimento. Com isso, os próximos passos que são as ações organizacionais internas se tornam mais fáceis e consolidam a UCS Empresa Jr, para as futuras gestões de maneira organizada e sólida, para que assim não tenhamos novamente quebras de gestão e que a cada ano e renovação de diretoria possa-se seguir o trabalho de onde parou e não começar do zero a cada nova gestão.

Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii