Geração de impacto: transformando sonhos em realidade - Porte Empresa Jr.

Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii
Entenda como o engajamento na rede fortalece para potencializar os pontos fortes de uma Empresa Júnior e assim alavancar seus resultados.

Em um passado não muito distante, a Porte Empresa Jr. sofria com uma gestão que sequer supria suas necessidades básicas, comprometendo toda a motivação dos membros para alcançarmos grandes resultados, o que refletia em um número baixo de projetos realizados, baixo faturamento e baixa adesão à rede. Decidimos nos inserir ativamente no Movimento Empresa Jr., participando de seus eventos e assimilando o gigantesco conhecimento que ele nos proporciona, além de trazermos mais para perto os valores do MEJ. Assim, começamos a consolidar uma cultura de comprometimento com nossa empresa, iniciando uma gestão com foco em resultados o que, consequentemente, alavancou nosso número de clientes impactados, nossa paixão em ser Porte e nos inseriu definitivamente como protagonistas no mercado de Juiz de Fora e região.

A Porte Empresa Jr. é uma empresa júnior fundada em janeiro de 2002, que atua nas áreas de Engenharia Ambiental e Sanitária, Civil e Elétrica e Arquitetura e Urbanismo. Localizada na Faculdade de Engenharia da UFJF, está há 14 anos no mercado conquistando o sorriso de clientes e mostrando a força que o trabalho em equipe e o sentimento de dono podem transformar a realidade de todo um ecossistema. Entretanto, essa nem sempre foi a realidade da empresa. Sempre foi sabido que a Porte possuía uma grande capacidade de impacto no mercado, a começar pela quantidade de projetos que possuíamos em nossa lista de espera e um número que não parava de crescer a cada dia. Entretanto, com uma gestão totalmente deficitária, não conseguíamos suprir essa demanda e, por conseguinte deixávamos a desejar em nosso principal pilar: a realização de projetos. Porém, a realidade mudou vertiginosamente há cerca de 2 anos atrás. A Nosso principal desafio era consolidar uma gestão que trouxesse resultados a curto e médio prazo, visto que a satisfação final do cliente declinava a cada projeto, não éramos reconhecidos como uma empresa modelo e os próprios alunos ainda divergiam em opiniões sobre o que era a Porte e quais os benefícios ela poderia trazer. Por mais que houvesse trabalho, este ainda não era capaz de mostrar resultados expressivos.

Foi a partir desta situação que começamos a nos inserir ativamente no Movimento Empresa Jr., em busca de uma nova realidade que nos fizesse sair da inércia e impactar o mercado. Assim, começamos a participar de reuniões da federação, tentar cargos em instâncias e buscar a qualquer custo, realizar benchmarkings para conhecer a rotina de outras EJ’s e seus processos. Criamos assim um sentimento de inconformismo com nossa realidade: “Como pode haver tantas empresas com processos tão avançados e tamanhos resultados e nós, com uma demanda da fila de espera imensa, estagnados no tempo? ”, era a pergunta mais falada no cotidiano da empresa. E foi a partir deste sentimento e da internalização dos valores do MEJ que a Porte começou a subir de patamar. Hoje, só é membro da Porte quem tem a mente aberta para participar do Movimento e quem acredita na sua causa, e a partir disso conseguimos ter cerca de 50% de participação dos membros em diversos eventos no MEJ, e os resultados dessa ação foram transformadores e não param de crescer.

A gestão da empresa começou a se reciclar, se reinventar. Novos processos foram implementados e um novo momento começava a surgir. Todos queriam impactar professores, alunos, clientes e o MEJ. Assim, foram realizadas pesquisas para saber como era a realidade perante estes e como se conseguiria mudar para um relacionamento melhor, o de impacto. Um novo PE foi elaborado e a partir dele a empresa teria um norte seguro para atingir seus objetivos. O processo de realização de projetos foi totalmente refeito, e isso trouxe resultados imediatos: triplicou-se o número de projetos realizados da gestão 2015.1 para a 2015.2, trazendo consigo um aumento na satisfação de clientes e consequentemente nosso faturamento. Além disso, o número de inscritos no Processo Seletivo para admissão de novos membros aumentou de 69 para 179 de 2014 para 2015. Isso se deve ao fato dessa etapa ser realizada por todos os membros, uma vez que a divulgação do trabalho por pessoas que o vivenciam é o melhor caminho. Além disso, o aluno começou a perceber que, mesmo não se tornando membro efetivo da empresa, a experiência já tinha sido incrível, uma vez que fornecemos treinamentos já nessa etapa, além de tirarmos muitos alunos de inércia, proporcionando experiências que nunca foi vivenciada como as entrevistas, dinâmicas, gestão e empreendedorismo. A partir dessas ações, conseguiu-se maior apoio de professores, que viraram promotores da marca Porte, trazendo consigo melhores orientações em projetos e capacitações para membros. Este, por sinal, tópico à parte, uma vez que a empresa passou realmente a investir em capacitações técnicas, comportamentais e gerenciais para todos os membros, partindo do pressuposto que só assim realiza-se melhores projetos e forma-se pessoas mais sérias, éticas, competitivas e comprometidas com nossa realidade e a transformação do nosso país através do empreendedorismo.

Hoje o nosso maior desafio para 2016 é sem dúvidas muito além de alcançar as metas do nosso cluster, é cumprir com os desafios feitos no programa BJ Visitas, que irá nos proporcionar um progresso de aproximadamente 270%. Potencializando ainda mais nossa capacidade de inovação e principalmente de evolução. Na visita enxergamos ainda mais as potencialidades que a Porte tem em crescer e isso foi muito bem internalizado por todos. Vestimos a camisa e arregaçamos as mangas para trabalhar, pois comprometimento é um dos nossos valores de maior destaque. Além disso somos movidos pela paixão, que que move nosso trabalho diariamente e nos faz cada vez mais donos da Porte. Buscamos nos aproximar da nossa história e com muita transparência construir novos sonhos juntos. Trabalhamos cotidianamente baseados em nossa missão “Proporcionar aos membros a aplicação prática dos conhecimentos multidisciplinares, formando profissionais com capacidade e atitude de impactar a sociedade”. Pois assim sabemos que alcançaremos nossa visão “Fortaleceremos continuamente nossas quatro áreas de atuação e nos tornaremos referência em empresa júnior quanto a qualidade de nossos projetos”. Baseado em tudo que foi citado, que executamos nossas funções todos os dias em busca de uma evolução contínua e sustentável, queremos e vamos nos tornar referência em Empresa Jr. para todo o movimento e com isso contribuir ativamente para o fortalecimento da nossa rede e dos nossos objetivos quanto empresários juniores.

Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii