Transformação focada em resultados - ADM Soluções

Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii
Como focar em sua atividade fim, pode te auxiliar no alcance de seus resultados.

Imagine uma empresa de consultoria, que praticamente não fazia consultoria. Com cerca de 30 membros que deveriam executar projetos e se sentir preparados para isso, mas que na realidade não executavam por falta de clientes e que quando poderiam executar não se sentiam prontos para isso. Imaginou? Essa era a ADM Soluções até o final de 2015, uma empresa de consultoria empresarial com 24 anos de mercado, que fazia de tudo... menos a sua atividade fim.

Vamos voltar um pouco no tempo e explicar o porque disso tudo. Entre os anos de 2012 e 2015 a ADM Soluções era dividida em diretorias e possuía uma estrutura de cargos baseada no modelo de hipertexto, onde os analistas (membros responsáveis pela execução dos processos de suas respectivas áreas) no momento da chegada de um cliente assumiriam o papel de consultor e ficariam desobrigados em relação a suas responsabilidades como analista. Entretanto, com o passar do tempo, a pratica passou a ser diferente do modelo pensado e os membros assumiam em concomitância uma dupla função, de analistas e consultor. Em resumo, os analistas-consultores não conseguiam desempenhar bem as consultorias, não conseguiam se preparar para execução das mesmas e ficavam sobrecarregados de atividades internas.

Percebendo isso, no final de 2015, a ADM Soluções resolveu quebrar sua estrutura de cargos, criando uma diretoria de projetos composta por gerentes e consultores focados apenas em executar, melhorar, e se preparar para execução da atividade fim da empresa, além claro de prospectar clientes juntamente com a diretoria de marketing. As outras diretorias, antes inchadas e cheias de processos, passaram a focar em atividades estratégicas e direcionadas para consultoria. E além disso iniciou-se um novo ciclo estratégico focada em resultados e mais alinhada a macro estratégia da Brasil Júnior: fazer mais e melhores projetos.

Desta forma, com pessoas mais preparadas, conseguimos gerar um aumento na satisfação de nossos clientes. Com consultores e diretorias focadas no mercado, conseguimos colocar em pratica metodologias de prospecção trazendo mais clientes, além de desenvolver uma precificação mais assertiva, aumentando nosso ticket médio, e criado a possibilidade de aumentar o investimento em nossos membros, fator decisivo na retenção dos mesmos.

Hoje, aquela empresa de consultoria perdida em sua real função, aumentou seu faturamento atingindo ainda no primeiro semestre um faturamento e número de projetos superior a todo o ano anterior. Dizem que uma pessoa que não tem foco está sujeita a “síndrome do pato” que anda, nada e voa mas não se destaca em nem um desses pontos, a ADM Soluções é a prova de que isso também se aplica as organizações. A definição de seu foco como empresa e do direcionamento de atividades, processos, visão e cargos foi o principal fator de representatividade para o nosso crescimento. Hoje, aquela empresa sem metas ambiciosas, quer terminar 2016 indo longe, triplicando os seus números e desenvolvendo cada vez mais talentos e gerando cada vez mais resultados.

Eu não sei o contexto em que você se encontra hoje, ou se alterar a estrutura da sua organização ou EJ é a melhor forma de atingir os seus objetivos.. Mas eu posso te dar um conselho? A lição que eu tiro de todas as nossas mudanças é que a palavra foco, apesar de ter poucas letras, contém um poder muito grande em relação ao alcance de resultados.. então pense no porque você existe, pense onde você quer chegar e direcione todos os seus esforços para isso.

Stephanie Zaninii
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