Adaptabilidade e mudanças: como se destacar na venda de projetos - AD&M

Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii
A oferta de soluções antes inexistentes, o foco voltado para o cliente e uma mudança da cultura interna têm permitido que a empresa alcance resultados históricos durante o ano de 2016.

A AD&M Consultoria Empresarial era uma empresa fechada para as soluções e para o grupo de clientes que atendia, fatores que dificultavam uma maior abrangência no mercado. Durante este ano, tem trabalhado com a proposta de oferecer soluções adaptáveis as necessidades dos clientes e em focar sua atenção para eles, além de promover uma mudança na cultura interna, fatores que tem auxiliado no aumento da venda de projetos durante o ano de 2016.

Diante do novo Ciclo Estratégico da BJ, o qual trouxe o Desafio dos Clusters, e da reformulação do seu Planejamento Estratégico, a AD&M tem se destacado com o desempenho alcançado na venda e realização de projetos. Essa reformulação no PE trouxe várias mudanças para este ano, como uma nova cultura baseada em inovação, autonomia e resultados, soluções mais adaptadas ao contexto do cliente e o foco na resolução do problema, com a criação de novas medologias e ações que respondam os anseios do mercado.

A nova cultura implementada é considerada uma das bases para o bom momento vivido pela EJ, pois veio acompanhada por um mindset diferente em relação a venda e gerenciamento de projetos, novas competências, uma reformulação no Programa Trainee e a inserção de práticas de socialização, como a realização recente da primeira Imersão da AD&M, momento para novos trainees e membros efetivos. Ela trouxe também uma nova visão de desenvolvimento através da realização de projetos, alinhada com os objetivos da BJ, incentivando os consultores a realizarem mais de um projeto e auxiliando na otimização da capacidade produtiva.

Com a implementação dessas mudanças, os resultados já podem ser observados. Até o momento a AD&M tem um recorde de faturamento para o período e já vendeu 23 projetos neste ano, frente a 18 em 2015, gerando mais desenvolvimento para seus membros com projetos, contextos e realidades distintas e permitindo uma conexão maior deles com o mercado, além de impactar positivamente o DF. Elas também propiciaram a construção de um ambiente mais inovador e com maior propensão ao risco, através de projetos com cronogramas e escopos antes nunca realizados, e o estímulo ao empreendedorismo.

Os desafios para este ano são a consolidação do modelo de formação de consultores generalistas, modificado após a identificação de uma demanda do mercado por profissionais com visão de resolução de problemas e não de um especialista técnico como formávamos antes; fazer a transição para a nova estrutura, mais enxuta e focada no negócio; buscar a consolidação da nova cultura; bater a meta de faturamento do ano; e garantir a implementação efetiva dos projetos para os clientes.

Stephanie Zaninii
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