Aprender a levar “não” é o primeiro passo para receber “sim” - Optimus Eng. Júnior

Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii
O papel da cultura organizacional para a mudança e desenvolvimento de uma EJ

Tentativas de transformação enfrentam muitos obstáculos. A capacidade de aorganização conduzir a transformação com o envolvimento de todos é apenas a ponta doiceberg – e no nosso caso não foi diferente. Nosso grande desafio foi estabelecer umacultura entre os membros de busca por mais e melhores projetos. No início, começamos aentender que muitos “nãos” viriam até conseguirmos os primeiros “sims” e, daí, resolvemos intensificar e investir nossas energias nessa busca, procurando envolver econscientizar a todos da importância dessas ações.

Hoje, essa importância se mostra verdadeira: foi a partir dessa mudança cultural,do foco no desenvolvimento interno para o foco no desenvolvimento de projetos, queconseguimos expandir nossa marca e conquistamos grandes resultados, que se refletiudiretamente sobre nossos números e sobre os próprios membros.A cultura tem papel crítico para o sucesso de qualquer organização. Nesse sentido,reconhecer a importância da busca por mais e melhores projetos é o primeiro passo paraalcançar o crescimento desejado – e tão importante é disseminar esse pensamento entreos membros. Fazê-los reconhecer essa importância e prepará-los para esse novo cenáriofoi fundamental para o desenvolvimento de toda EJ. Assim, o engajamento da equipe semostrou primordial para que os resultados fossem alcançados. Foram necessáriasatitudes estratégicas, de liderança e desafiadoras que surtiram efeito na busca docrescimento, com ajustes mútuos que promoveram e ainda agem na melhoria contínuadentro da EJ.

Para 2016, nossos maiores desafios são decorrentes dessa mudança depensamento em nossa EJ. Trabalhamos para consolidar a cultura organizacionalcultuada, de forma que o foco em projetos e as atitudes voltadas aos mesmos sejam tomadas diariamente. Nessa perspectiva, a consolidação no mercado de consultorias emEngenharia de Produção advém da validação da carta de serviços, aperfeiçoamento dastécnicas de prospecção e de negociação, e da necessidade de expandir a marca. Essassão algumas das muitas batalhas que travamos diariamente em busca de mais emelhores projetos para alcançar a credibilidade desejada, agregando valor à Optimusfrente aos seus clientes.

Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii
Stephanie Zaninii