Ao final do ano de 2014 a SofTeam enfrentava algumas dificuldades na prospecção de clientes e na captação de novos membros para a EJ. Isso refletiu diretamente na estrutura interna da empresa, que não era robusta o suficiente para receber uma grande quantidade de projetos. Nesse cenário, em 2015 a gestão buscou aperfeiçoar a gestão administrativa e buscar investimentos para montar uma estrutura que fosse tão boa quanto qualquer outra empresa do mercado.

Durante o ano de 2015, a SofTeam passou por uma grande reestruturação em todos os seus departamentos. O grande desafio era montar uma estrutura física e administrativa que garantisse um ambiente extremamente convidativo e que proporcionasse as melhores condições possíveis para o desenvolvimento de projetos de alta complexidade. Em paralelo a isso, a gestão empenhou-se em implementar uma cultura administrativa e estabeleceu pilares que estão mantendo a organização dos processos e uma gestão saudável.
Uma das primeira medidas de 2015 foi o aperfeiçoamento do Processo Seletivo, tornando-o mais robusto, e o investimento no treinamento e desenvolvimento pessoal dos membros. Além disso, a SofTeam conta com membros de outros cursos, como Engenharia de Produção e Pscicologia, que contribuem no aperfeiçoamento da gestão.
O investimento em infraestrutura também foi extremamente importante. Para isso, a empresa reestruturou a Diretoria de Tecnologia e criou o Núcleo de Tecnologia da SofTeam, um ambiente especialmente dedicado para o setor de projetos da empresa. Estruturado com 20 computadores, impressora, copa, datashow, entres outros, o NTS conta com 18 desenvolvedores que atuam diretamente no desenvolvimento dos projetos. Para montar essa estrutura, a SofTeam efetuou vários serviços que acabaram não impactando diretamente no faturamento da empresa, mas que proporcionou um vigoroso aumento do patrimônio próprio, sem qualquer ônus à Universidade. Além disso, a SofTeam conta com ferramentas gerenciais que ajudam no monitoramento das tarefas e no desenvolvimento dos projetos.
E esse investimento trouxe resultados em 2016. Logo no primeiro trimestre do ano, a SofTeam teve um aumento significativo se comparado ao mesmo período de 2015. Um outro parâmetro é a satisfação dos clientes que, também teve um aumento significativo, o que ajudou na prospecção de novos clientes e parceiros, trazendo ainda mais credibilidade à empresa. Hoje com 37 membros, a SofTeam continua aperfeiçoando e melhorarando sua estrutura e sua gestão, buscando desenvolver mais e melhores projetos.
