
Em 2014,a insatisfação dos membros cresceu muitocom o fato de a EJ ser apenas um lugar para aprender-se sobre gestão, sem que o conhecimento do curso estivesse sendo colocado emprática, dessa forma, não proporcionávamos uma vivência empresarial completa aos seus membros. Tal insatisfação foi convertida em um plano de longo prazo para que os membros da EJ conseguissem no futuro executar os próprios projetos. Esse plano seria concluído em 3 anos e visava a realização de poucos projetos a cada ano, para que pudéssemos ir aumentando aos poucos o nosso conhecimento de execução.
Ao mesmo tempo, para descobrir em que mercado atuar, foi criado um departamento com a única finalidade de fazer uma pesquisa de mercado para a Mecatron e descobrir qual seria o modelo de negócios viável para a EJ, em que os membros pudessem por conta própria executar projetos.
Mesmo com essas duas iniciativas sendo tomadas em 2014, a Mecatron chegou em 2016 sem ter conhecimento de mercado e sem nenhum projeto executado pelos membros, mas com as novas diretrizes da rede estimulando a execução de mais e melhores projetos, vimos que o que nos impedia de crescer não eram a falta de conhecimento técnico para a execução de projetos ou a falta de conhecimento de mercado, e sim que há anos estávamos apenas planejando mudanças que seriam executadas por outros e que nunca de fato eram colocadas em prática. Com isso em mente a diretoria rapidamente tomou planos de ações que seriam aplicadas logo após o fim do período trainee, aexecução de projetos -que havia sido planejada para acontecer só no segundo semestre -foi adiantada para 1 mês após o fim do período trainee em maio, aestrutura da empresa foi mudada para que todos os membros estivessem gerenciando e executando projetos e foi fechada uma parceria com a EJ de economia da Unicamp, na qual esta faria uma pesquisa e análise de mercado para a Mecatron em troca de ajuda-la na estruturação de práticas de gestão e produtividade dos membros.

Os frutos dessas mudanças vieram rapidamentee, até o mês de agosto, 6 de 7 projetos fechados haviam sido feitos por membros da Mecatron, superando a meta embelecida pela rede de 1 projeto. Acreditamos que se continuarmos nesse ritmo até o final de 2018 atingiremos o cluster 3, sendo que pelas metas previstas da rede seriamos uma EJ de alto crescimento mesmo não chegando ao cluster 2 no final desse período.
Muitas vezes, na EJ, nós sabemos o que deve ser feito e como deve ser feito, mas sempre achamos que o planejamento ainda não está bom suficiente para ser colocado em prática, e que devemos ter mais cautela. O fato é que estamos no MEJ para nos capacitarmos e nos comprometermos com mudança que o nosso país precisa. Para tanto é preciso superar desafios, errar, aprender com os erros e tentar novamente. Já que mesmo com um planejamento aparentemente impecável as coisas continuarão a sair do controle, para que planejar tanto? Vale a pena investir mais na execução do que no planejamento, discutir os resultados e ajustar a rota. Planejamento não vale nada sem execução.