7 passos para apresentar uma proposta de sucesso (Você não pode ignorar a #4)

Lucas Rodrigues
Lucas Rodrigues
Aumente as chances de fechar uma proposta com uma boa apresentação, aqui você vai aprender 7 técnicas validadas de como fazer.

Vamos lá!

  1. Introdução:

Muito próxima de se tornar uma EJ de Alto Crescimento e com um projeto potencial para bater essa meta, a Mauá Jr. se viu com a necessidade de aprimorar suas técnicas de venda e assumir uma abordagem mais comercial no momento de apresentação da proposta, para assim garantir a conversão do projeto.

Essa nova abordagem foi estruturada com base em uma metodologia de entrega da proposta da Bain & Company, que aposta em uma maneira mais dinâmica e visual de reportar ao cliente os fatores essenciais do projeto. Como: contexto, competência da EJ, cronograma e entregas. O objetivo da apresentação é, através de uma postura mais ativa, disponibilizar as informações contidas no documento a ser assinado com maior clareza e incentivar o cliente a comprar a solução da EJ por meio da abordagem comercial.

  1. A Proposta:

O momento de entrega da proposta é parte essencial da trajetória de todo projeto dentro de uma empresa. Ela é a tradução para o cliente de tudo que será feito no decorrer do projeto, é o momento no qual o contratante e contratada assumem as responsabilidades sobre aquela entrega e, mais do que isso, é o momento no qual a equipe deve de fato vender a solução que eles teorizaram para o problema em questão.

Assim sendo, a forma como uma proposta é apresentada determina todo o desenvolvimento do projeto e o relacionamento com o cliente. É preciso que ele sinta confiança na equipe e de que alcançaremos o seu objetivo final, para isso é de extrema importância que sejamos transparentes e coerentes. Com isso, a designação de uma pessoa responsável por realizar todos os contatos com o cliente é importante para que ele tenha uma referência dentro da empresa e para que não haja perda de informações com relação ao gerenciamento do projeto e especificidades do cliente.

Essa pessoa, um gerente do projeto, deve atentar-se ao perfil desse cliente, identificando quais são as questões críticas para ele e possuir a flexibilidade necessária para customizar o projeto de forma a melhor atender suas necessidades e, consequentemente, ter um cliente mais satisfeito ao final. Uma dessas customizações é a apresentação da proposta interativa por meio de uma apresentação de PowerPoint, a qual descreveremos a seguir.

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  1. O Modelo:

O modelo de apresentação é breve e constitui apenas 7 passos que conduzirão o cliente entre os pontos críticos do projeto. Esses passos podem e devem ser adaptados para cada projeto.

    1. Resumo do Cliente: no primeiro momento deve ser apresentado um do cliente, com informações como o nome dele, nome da empresa, informações relevantes sobre a empresa e mercado na qual está inserida. Este já é o primeiro momento no qual a equipe agregará valor ao projeto e ao cliente e ganhará credibilidade mostrando-se conhecedora da realidade dele. Com isso, é interessante que participem do projeto pessoas que já possuem experiência no mercado que o cliente atua, e podem contribuir com conhecimentos específicos da área.
    1. Motivos pelos quais o cliente deve escolher a sua EJ: listar três ou quatro pontos que justificam e qualificam a sua EJ como a mais capacitada para realização do projeto, isto é essencial no momento de venda do serviço. Nesse tópico pode-se explicar um pouco mais sobre a filosofia da empresa, os benefícios de uma Empresa Júnior, o engajamento e comprometimento da equipe, projetos anteriores no mesmo ramo e o poder do MEJ e da rede colaborativa. O que não pode faltar nesse tópico da sua apresentação:
      1. Case de Sucesso: a apresentação de um case na mesma área do cliente concede grande credibilidade e confiança de que a equipe está capacitada. Dica: Um bom mecanismo de produção de cases de sucesso em uma área específica é a realização de projetos pró-bono (desde que esses projetos não atrapalhem o foco de crescimento da sua EJ).
      2. Parceiros: mostrar parceiros da EJ que possam estar de alguma forma relacionados com o projeto e com a excelência desse. Nesse contexto pode entrar a apresentação do que é o Movimento Empresa Júnior e do compartilhamento entre todas as EJs do país e do mundo. Dica: utilizar-se de logos, uma vez que o apelo visual é mais impactante que o escrito.
    1. Resumo dos elementos mais importantes e críticos do projeto e apresentação dos interesses do cliente: este é o momento no qual a EJ apresenta para o cliente aquilo que identificaram como os fatores críticos da empresa e que devem ser alvo das soluções propostas no projeto, para então obter o resultado desejado por ele. Nesse momento já é aplicada a lente da EJ sobre o cliente, de forma a adequar os problemas dele ao portfólio e áreas de conhecimento. Membros mais experientes na área serão os envolvidos em determinar o escopo do projeto, realizando a tradução entre o que o cliente quer e o que pode ser feito. Dica: para manter os projetos com um tempo médio de duração uniforme, propostas mais completas podem ser desmembradas em projetos diferentes, de maneira a determinar o que será apresentado de acordo com o prazo disponível de execução.

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    1. Apresentação da equipe: identificação por meio de fotos e currículo da equipe que será responsável pelo projeto. Podem ser apresentados históricos que contribuam para a confiança do cliente na equipe. Isso contribuirá tanto para o aumento da satisfação do cliente, como a motivação da equipe de se sentir parte integral do projeto.
    1. Apresentação detalhada dos objetivos do projeto: alinhado com tudo que foi apresentado anteriormente, é apresentado então um resumo visual do que consistirá o projeto, com apresentação do contexto que envolve os estudos apresentados, o objetivo determinado para a estruturação do projeto e as entregas de todas as etapas que farão parte do resultado.
    1. Apresentação de como serão feitas as entregas e prazos: parte mais técnica da apresentação da proposta, com a demonstração de todas as entregas estipuladas em cronograma para o projeto, com o conteúdo, responsável, método de entrega e prazo. Este é o momento no qual o cliente deve visualizar de maneira clara tudo que será feito no projeto, para assim evitar falhas de comunicação e entendimento do que consistem os resultados esperados para o projeto.
    1. Definição das funções e responsabilidades: a entrega de resultados está constantemente relacionada com a entrega de informações e conteúdo por parte do cliente. Esse deve ser acessível participativo para que o projeto seja concluído com excelência. Para garantir que prazos e responsabilidades serão cumprido é importante que seja definido com o cliente todos os momentos de troca de informações, com a definição de prazos e responsáveis, para evitar futuros problemas. As áreas de atuação tanto do time da EJ quanto do time do cliente devem estar previamente definidas a fim de garantir e manter o bom relacionamento. Como foi falado, cada cliente possui necessidades específicas no que se refere ao tipo de abordagem e comunicação, e para isso é importante saber qual a melhor maneira de comunicação e cobrança de resultados. Definir se a comunicação será por telefone, e-mail ou presencialmente, qual será a frequência e dinâmica desses contatos e quais assuntos serão discutidos no encontro, de acordo com a demanda do cliente e do projeto, é essencial para garantir maior efetividade e produtividade.

Resumindo:

  1. Conclusão

Essas etapas concluem o modelo de 7 passos de apresentação em PowerPoint para entrega da proposta. Realizando as alterações necessárias, será possível comunicar o cliente de forma clara e interativa quais são os objetivos, entregáveis e resultado final idealizados para o projeto, reforçando a credibilidade e confiança do cliente e, principalmente, proporcionando uma reunião que agrega valor ao projeto.

A postura mais incisiva configura uma abordagem de venda do projeto e contribui para que o cliente enxergue uma solução desenvolvida exclusivamente para a resolução dos problemas que ele apresentou. É essencial que durante todo esse processo o cliente sinta que construiu junto com a equipe o que seria o projeto, consolidando a necessidade dele, a visualização do impacto que causará e a concretização de um sonho.

Autor: Gabriela X. de Camargo Rodrigues

([email protected])

Empresa Júnior: Mauá Jr.

Lucas RodriguesEstudante de Engenharia Elétrica da UnB. Responsável pelos Negócios Digitais da Brasil Júnior.
Lucas Rodrigues
Lucas RodriguesEstudante de Engenharia Elétrica da UnB. Responsável pelos Negócios Digitais da Brasil Júnior.