Muitos jovens participantes do Movimento Empresa Júnior aprendem e vivenciam na prática o valor de uma atitude empreendedora para melhorar o ambiente a nossa volta. No entanto, algumas empresas juniores podem ser perder no meio deste caminho. Se começou a chegar no final do ano, seu gás caiu e a sua equipe não sabe o que fazer, vem ver como deve ser uma empresa empreendedora e trabalhe para promover/reforçar uma cultura empreendedora.
E qual a cara de uma empresa empreendedora?
Cada empresa tem sua própria cultura, DNA e jeito de agir, e existe um mar de possibilidades no mercado. Mas empresas com uma mentalidade e cultura empreendedora são aquelas que possuem algumas características essenciais como:
Propósito
-
É fundamental que a empresa tenha um propósito claro e que isso tenha um impacto real em melhorar a vida das pessoas, e, com isso, melhorar nosso país.
-
Integridade em todas as ações. Pesquise sobre a história da empresa, sobre suas atitudes e seus legados.
Cultura de Resultados
-
Obsessão por resultados! Todo o esforço deve ser reconhecido, mas só o resultado recompensado. De nada adianta um propósito lindo se as pessoas não conseguem colocar isso em prática.
-
Com uma cultura de resultados vem uma cultura de franqueza e protagonismo. Nada de mimimi, nada de corpo mole, olho na meta e foco no resultado.
Aproveita para entender um pouco como uma das nossas empresas juniores vem mandando tão bem, a FCAP JR.!
Ambiente Colaborativo
- Foque em empresas que valorizam o trabalho em equipe. Mentes pensando juntas vão mais longe. É difícil mudar o Brasil se os membros do time estão mais preocupado em puxar o tapete um do outro.
- Cuidado, quase todas as empresas falam que são colaborativas, mas poucas realmente são, então converse com as pessoas que já trabalharam lá quando estiver escolhendo sua empresa e peça uma opinião sincera. Questione, peça exemplos.
Empowerment - Cultura de Dono
- Nada de entregar cafézinho para, quem sabe, ano que vem pedir para alguém te servir. A empresa precisa valorizar seus funcionários e dar liberdade e empoderamento para eles gerarem impacto em seus projetos. Mas que fique claro: com liberdade vem responsabilidade, estejam preparados para isso.
(Quer conhecer mais sobre culturas de empoderamento e autonomia? Leia este texto aqui)
- Para você ter liberdade em seus projetos, a empresa tem que valorizar a inteligência, protagonismo e disciplina de seus colaboradores. Você vai conquistar seu espaço e, para isso, tem que merecê-lo, e não vai ser uma jornada fácil.
Paixão e Inovação
- Procure lugares cujas pessoas tenham o brilho nos olhos das pessoas, energia no trabalho, paixão pelo que faz, coragem de se arriscar e obsessão pelos resultados!
- Sem inovação, dificilmente vamos mudar qualquer coisa. Então, procure empresas que tenham um mindset inovador, que não estejam contentes com o status quo e estejam dispostas a batalhar para mudar o ambiente em que estão.
Se uma empresa tem esses princípios gravados em seu DNA, você vai ter um propósito claro, espaço para gerar impacto, será reconhecido e poderá formar novos líderes. E, mais importante, você será um empreendedor comprometido e capaz de seguir transformando o Brasil.
Neste feriado da Independência do Brasil nos lembramos de como o Movimento Empresa Júnior tem trabalhado duro para ajudara milhares de empreendedores brasileiros. Mas nem todos os dias são de glória, né?
Chegou o final do ano, seu gás caiu e você sente que sua equipe e EJ estão meio perdidos? Se liga no texto que temos para você!O João, pós-junior e hoje estagiário da @stonepagamentos, mostra as características deuma empresa empreendedora pra que você construa/reforçe umacultura de donosna sua EJe volte o time para o trilhos.
Ah, e se quiser conhecer maisda cultura empreendedora daStone, conheça o seu maior processo seletivo, @recrutaarpex, com inscrições abertas até 11/09 aqui: http://www.recrutastone.com.
por João Marmo
Estagiário de Financeiro na Stone Pagamentos